Energia solar

Reservatório da Chesf terá maior usina flutuante de energia solar das Américas

Sobradinho fica pronta em dezembro e vai gerar 1 megawatt de energia

acessibilidade:
A tecnologia de geração flutuante de energia solar, já funcionando em Sobradinho (BA), será agora aplicada em escala maior na represa de Billings, em São Paulo.

A estatal de energia Chesf está construindo em Sobradinho, na Bahia, a maior usina solar flutuante das Américas em reservatório de hidrelétricas. A obra vai gerar energia a partir de uma potência de 1 MW (megawatts) e deverá ficar pronta já em dezembro.

A construção da usina usina solar flutuante integra um contrato de Pesquisa e Desenvolvimento firmado pela estatal Chesf, a estatal Cia Hidrelétrica do São Francisco, que é vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A empresa que instala a usina flutuante no reservatório de Sobradinho é a Sunlution Geração de Energia.

Esse tipo de tecnologia de geração solar flutuante deverá ser bastante utilizada no Brasil principalmente em hidroelétricas que enfrentam problemas de redução dos níveis de água.

Só no rio São Francisco há uma enorme ociosidade de infraestrutura de linhas de transmissão e subestações que não estão sendo utilizadas por falta d’água.

A aplicação da tecnologia em larga em escala, nas hidroelétricas brasileiras, vai gerar energia limpa, renovável, mais barata e criará milhares de empregos qualificados em diversas regiões do Brasil.

A usina impressiona pela beleza e a eficiência.

Reportar Erro