Fritura acabou

Renan Filho já busca nome para suceder Rozangela na Saúde

Governador quer solução 'técnica' para troca política na Saúde

acessibilidade:

Depois de resistir a mais de um ano de pressões de aliados políticos, o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), deve mesmo mudar o comando da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), nos próximos dias. A saída de Rozangela Wyszomirska será tratada oficialmente como o fim de um ciclo, com o cumprimento da missão de contribuir com a política pública da saúde. E que, agora, a carência é por uma pessoa mais capacitada "no quesito da gestão".

Exaltada como nome técnico, mas fritada no cargo desde o final de 2015, Rozangela deve finalmente cair, devido à constante pressão das bases do governador, cansados de dar com a cara na porta, ao apelar para a secretária no atendimento às demandas de seus eleitores.

O discurso oficial será de que o governador quer dar uma solução interna e técnica, para solucionar gargalos na gestão da saúde, neste ano previsto para ser muito duro para as finanças do Estado. O nome do vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa (PMDB), chegou a ser especulado. Mas já se descarta Barbosa como opção

Com a insatisfação de deputados e aliados antigos em seus calcanhares, Renan Filho  sabe que não pode mais apresentar como "técnico" um nome político, como fez ao dar posse ao novo secretário da Assistência Social, o ex-prefeito de Junqueiro Fernando Pereira (PMDB). Por isso, analisa alguns nomes do próprio governo.

Antonio Pinaud é opção técnica (Foto: Thiago Sampaio)‘NOVO’ PERFIL

Um dos nomes verdadeiramente técnico que é especulado para a nova missão é justamente o do ex-secretário Antônio Pinaud, que reestruturou a pasta da Assistência Social do Estado e foi substituído na última segunda-feira (9) pelo representante do clã político Pereira.

Pinaud é pós-graduado em Gestão Estratégica pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro, e em Gestão da Produtividade Sistêmica, pela Universidade de Brasília (UNB). 

Pinaud é visto como boa opção pelo Palácio República dos Palmares, mas deputados da base governista já prenunciam problemas da mesma natureza que tiveram com Rozangela, a falta de "trato" para lidar com as demandas políticas, como atendimento a pedidos que vão de cirurgias a melhorias no atendimento médico em seus redutos eleitorais.

VOLTA PARA UNCISAL

Reitora licenciada da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) Rozangela vem sendo fritada no cargo por Renan Filho, desde o final de 2015. As principais reclamações contra a secretária era de não atender demandas simples de deputados e prefeitos, ignorados sem cerimônia pela gestora.

Apesar de ter iniciado a reestruturação da rede de atendimento, com a construção de novos hospitais pelo Estado, a secretária tem como fator negativo a baixa avaliação pelas bases políticas do governador e do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que contam com a reeleição em 2018 e não querem decepcionar seus aliados.   

Reportar Erro