AINDA DEVE 12%

Renan Filho anuncia reposição salarial de 6,29% em Alagoas

Estado repõe parte das perdas salariais acumuladas em três anos

acessibilidade:

Depois de anunciar que decidiu conceder reajuste e, em menos de um mês, adiar a definição para depois das festas juninas, o governador Renan Filho (PMDB) usou as redes sociais, no fim da tarde desta terça-feira (13), para informar ao servidor público que decidiu repor as perdas salariais decorrentes da inflação, no percentual de 6,29%. Mas deveria repor mais 12% de perdas acumuladas desde 2015.

O governador informou que será encaminhado à Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (14), o projeto de lei para oficializar a reposição a ser aplicada em duas parcelas de 3,15% em junho e 3,14% em dezembro. 

Depois de fazer mistério, governador deu notícia pelo FacebookO percentual desconsidera as perdas salariais de 2015 para 2016, quando o governador Renan Filho não concedeu a reposição salarial de 10% devida aos servidores estaduais. Em 2015, o governo do PMDB aplacou em 5% as perdas salariais, em três parcelas. Naquele primeiro ano de seu governo, o percentual de reposição deveria ter sido de 7,1%, que somente os professores receberam, em quatro vezes, após realizar paralisações.

Acompanhado da secretária adjunta da Fazenda, Renata Fonseca, e do secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Santos, o governador valorizou o reajuste concedido em meio à crise. E não descartou a realização do concurso da Polícia Militar, que estaria aguardando aprovação “de um projeto pela Assembleia”.

A secretária Renata explicou que o impacto da primeira parcela de reajuste representará 90 milhões a mais na despesa com a folha no próximo semestre. E, a partir de dezembro, o impacto dobra para 180 milhões, com a segunda parcela.

PAUTADO POR 2018

Renan Filho quer ocupar vácuo do rival tucano (Foto: Agência Alagoas)O anúncio acontece um dia depois de o Diário do Poder publicar que Renan Filho se pautava pela decisões administrativas do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), seu principal adversário político em 2018. O governador havia recuado do anúncio de que havia decidido dar reajuste salarial ao servidor público estadual, após o prefeito descartar a reposição para os servidores da capital alagoana e cancelar as festas juninas, por falta de recursos. 

Na contramão, Renan Filho reuniu forrozeiros no Palácio República dos Palmares e anunciou, na última sexta-feira (9), que o Estado bancará a Festa Junina na capital alagoana. Garantiu o investimento, sem revelar o valor nem como serão feitos os repasses. E, em seguida, o assessor parlamentar do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), jornalista Edivaldo Júnior, noticiou em seu blog que a decisão tinha ficado para o final de junho, justamente depois de garantir apoio financeiro para representantes de 32 trios pé de serra e 16 bandas de forró se apresentarem em Maceió.

Reportar Erro