No Planalto

Regina Duarte relembra Bolsonaro sobre “carta branca” durante posse

De forma muito espontânea Regina afirmou 'convite que me trouxe aqui falava de portão fechado'

acessibilidade:
Foto: Antônio Cruz

Regina Blois Duarte é a nova Secretária Especial da Cultura, a posse da atriz ocorreu nesta quarta-feira (4) no Palácio do Planalto. A nomeação também foi publicada hoje, no Diário Oficial da União.

Durante discurso de posse, Regina fez questão de ressaltar que o convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro falava sobre autonomia. “O convite que me trouxe até aqui falava em porteira fechada, carta branca. Não vou esquecer não, presidente. Foi inclusive com esses argumentos que eu me estimulei e trouxe para trabalhar comigo uma equipe apaixonada, experiente, louca para botar a mão na massa”.

A secretária falou sobre pacificação e diálogo entre o governo com o setor cultural brasileiro. E destacou que entre os pilares de sua gestão está a geração de emprego. “Uma cultura forte consolida a identidade de uma nação. A cultura é um ativo que gera emprego, renda, inclusão social, impostos, acessibilidade e educação. E é nisso que acreditamos”.

Regina afirmou que vai procurar trabalhar de forma criativa, dentro do orçamento destinado para sua secretaria, mas que não descarta a possibilidade de buscar mais recursos. “Acredito na busca da beleza, e já sabemos que beleza é inerente ao conceito de arte e assim para não fugir à regram na busca de uma beleza maior, vamos passar o chapéu, como de praxe, por que não? Se a vontade de fazer mais é grande e os recursos são escassos, vamos passar o chapéu, sim”.

Regina Duarte é a quarta titular da Secretaria de Cultura, no período de 14 meses. De acordo com o Ministério do Turismo, a qual a pasta é subordinada, a secretaria terá o orçamento de R$ 2 bilhões durante 2020.

Foram 45 dias entre o “pedido de noivado” e a cerimônia que consolidou o compromisso de Regina Duarte e o Governo Bolsonaro. Na semana passada, a Rede Globo encerrou o contrato da atriz após 50 anos de parceria.

Reportar Erro