Mobilidade

Rebelo cede área do 59º BIMTz para construção de corredor de transporte

Ministro da Defesa assina a cessão nesta quinta, em Maceió

acessibilidade:

O Exército Brasileiro vai ceder parte da área pertencente ao 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTz), no Farol, para a construção de um dos eixos viários integrante do futuro corredor de transporte coletivo. O alagoano Aldo Rebelo, ministro da Defesa, assinará o termo de cessão em solenidade nesta quinta (5), às 10h, no Palácio República dos Palmares, diante do governador Renan Filho.

A autorização permitirá a construção do Eixo Quartel, numa obra que representará mais uma opção de escoamento do tráfego na Avenida Fernandes Lima. O secretário estadual de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, afirmou que Alagoas presenciará um momento histórico, já que não existe nenhuma outra alternativa que viabilize o tráfego de um lado ao outro, a exemplo do Centro à Avenida Rotary.

O Estado prevê desapropriar ao menos dez áreas localizadas nas ruas Marieta Lages, Goiás, Tereza de Azevedo, Frei Caneca, Luiz de Mascarenhas e Miguel Palmeira. A área requisitada pelo governo do estado ao quartel possui 15.918 m² de extensão.

As obras preliminares estão em processo de licitação, e a Procuradoria Geral do Estado deve conduzir a desapropriação, invocando se necessário o caráter de urgência no processo.

As despesas decorrentes deste projeto correrão à conta dos recursos previstos na Lei Orçamentária Anual do Estado. Além dos imóveis situados nas imediações do 59º Batalhão, haverá desapropriações também nas proximidades do Cepa, a fim de conferir espaço ao segundo eixo, o Eixo Cepa, desafogando o trânsito na Avenida Fernandes Lima e, consequentemente, na Avenida Durval de Góes Monteiro.

Reportar Erro