União contra pandemia

Queiroga ressalta importância de parcerias entre governos, ao inaugurar UTIs em SP

Ministro da Saúde entregou UTIs para pacientes com Covid-19, no Hospital de Guarapiranga

acessibilidade:
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em audiência na Câmara dos Deputados. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou a importância da união entre os governos para enfrentamento à pandemia, ao inaugurar 30 leitos de UTI e 35 leitos de enfermaria no Hospital de Guarapiranga, em São Paulo (SP), nesta sexta-feira (11).

“O Ministério da Saúde atuou nesse hospital em parceria com a Secretaria de Saúde para que possamos assistir à população da cidade de São Paulo em todas as regiões e da maneira que merece”, disse Queiroga. E completou: “A saúde é um direito de todos e um dever do Estado, para garantir medidas sociais e econômicas para a população”.

Ao a capacidade da instituição atende casos específicos e graves de Covid-19, desde o ano passado, na capital paulista, queiroga afirmou que “hospital é uma casa que, por infelicidade, se procura, e, por felicidade, se encontra”. Os novos leitos são custeados com 50% de recursos do governo federal e 50% do governo municipal.

Em 2021, o Ministério da Saúde autorizou 160 leitos de UTI Covid-19 para o Hospital de Guarapiranga – um investimento de R$ 22 milhões. Além disso, foram enviados ao estado de São Paulo mais de R$ 1 bilhão para enfrentamento à pandemia somente neste ano e mais de 1,5 milhão de unidades de medicamentos do chamado kit intubação.

“Isso demonstra a importância da união, para a gente trabalhar, dar atendimento às pessoas e salvar vidas”, destacou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

Vacinação

O ministro também falou sobre a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, que caminha em ritmo acelerado. Nesta semana, mais de 6 milhões de doses foram enviadas para todo o Brasil.

“Vamos nos empenhar fortemente para acelerar ainda mais nossa campanha de vacinação. Já distribuímos mais de 109 milhões de doses para estados e municípios. Vamos vacinar toda a população acima de 18 anos até o fim do ano. Esse é o compromisso do Governo Federal”, garantiu. (Com informações da Comunicação do Ministério da Saúde)

Reportar Erro