Pesquisa Datafolha

PT tem 24% da preferência do eleitorado; PSDB e MDB empatam com 4%

Partido de Lula tem índice mais alto desde 2014; em junho, foi mencionado por 19%

acessibilidade:

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 23, mostra que o PT atingiu 24% de preferência partidária após o início da disputa eleitoral deste ano. Este é o melhor desempenho da sigla desde maio de 2014, quando 23% do eleitorado tinha simpatia pelo partido.

O partido cresceu ainda em relação ao levantamento anterior do Datafolha, de junho deste ano, quando foi mencionado por 19%.

A pesquisa mostra ainda PSDB e PMDB empatados com 4% da preferência do eleitorado. PSL, PDT, PSB e PSOL aparecem com 1% da preferência do eleitorado. De acordo com o instituto, 52% dos eleitores dizem não preferir nenhum partido.

O PT registrou 34% da preferência do eleitorado na região Nordeste. No Norte, a preferência pelo partido foi de 32%. No Sul, 17%. No Sudeste, 20%. E no Centro-Oeste, 17%. Nos principais colégios eleitorais do país, São Paulo e Minas Gerais, o PT alcança 20% e 24%, respectivamente.

Já o PSDB teve maior preferência do eleitorado no Sudeste e no Centro-Oeste. Em ambas as regiões, a legenda teve 6%. No Norte, o PSDB ficou com 4%. No Sul, com 3%. No Nordeste, com 2%.

O MDB (antigo PMDB) alcançou 7% da preferência do eleitorado no Centro-Oeste e no Norte. No Sul e no Nordeste, o partido registrou 4%. No Sudeste, 3%.

O PT é o partido preferido dos brasileiros desde 1999. Teve seu melhor desempenho em abril de 2012, no primeiro mandato de Dilma Rousseff, quando foi mencionado por 31% dos entrevistados.

No entanto, escândalos de corrupção, prisões de expoentes da sigla e recessão econômica derrubaram a simpatia pela agremiação nos anos seguintes.

Em dezembro de 2016, após o impeachment de Dilma, o partido teve 9% das menções. Com a derrocada petista, o grupo dos sem preferência partidária chegou a 75%. Na série do Datafolha, o PT só teve pior resultado em agosto de 1989, quanto atingiu 6%.

Em abril de 2017, porém, o PT pulou para 15% e vem mantendo seu crescimento desde então, mesmo com a prisão do principal líder da sigla, o ex-presidente Lula.

A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 8.433 pessoas em 313 cidades brasileiras nos dias 20 e 21 de agosto. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR 04023/2018.(Com Folhapress)

Reportar Erro