Diretório Nacional

PT define Marília Arraes para prefeita do Recife e candidatos próprios em todo Nordeste

PT acabou o alinhamento ao PSB no Recife, derrotando o senador Humberto Costa

acessibilidade:
A deputada Marília Arraes fala ao povo nas ruas do Recife - Foto: divulgação

O diretório nacional do PT decidiu nesta sexta-feira (13) que apresentará candidaturas próprias em todas as capitais do Nordeste, encerrando negociações e disputas internas em vários Estados.

Uma das principais consequências dessa decisão é a definição da candidatura da deputada federal Marília Arraes à prefeitura do Recife, pelo PT.

Além da candidatura de Marília, também foram definidas as candidaturas de Márcio Macêdo em Aracaju e Fábio Novo em Teresina.

A candidatura de Marília sofria oposição do senador Humberto Costa (PT-PE), que insistia em reproduzir o apoio do partido à candidatura do PSB, como já ocorreu nas últimas disputas, para beneficiar o também deputado João Campos, filho do falecido ex-governador Eduardo Campos.

Nas discussões internas, Humberto Costa deixava claro que não poderia “abrir mão” dos cargos que lhe são garantidos pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e pelo atual prefeito do Recife, ambos do PSB. A atitude “fisiológica” de Costa não o ajudou.

Leia a resolução do diretório nacional do PT:

“Considerando que a disputa eleitoral de 2020 para o PT tem o sentido estratégico de defesa do projeto nacional do Partido.

Considerando que nas capitais dos Estados a direção nacional do Partido soma esforços para que o PT dispute as eleições majoritárias e proporcionais de 2020 em condições de levar o debate com competividade e dar importantes passos para derrotar Bolsonaro e seu governo.

Considerando que na região Nordeste, onde o PT governa quatro Estados, o PT precisa manter e consolidar a força política e social que construiu, como um símbolo para todo o Brasil.

O Diretório Nacional do PT RESOLVE

1. Determinar o lançamento de candidatura própria em TODAS as capitais dos Estados da região Nordeste.

2. Define as candidaturas de Márcio Macêdo, em Aracaju-SE; Marília Arraes, no Recife-PE e Fábio Novo, em Teresina-PI.

3. Acompanha o processo de definição das candidaturas em Salvador-BA, Maceió-AL, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE e São Luís-MA.

4. Essa estratégia de fortalecimento partidário deve ser compreendida no âmbito eleitoral, sem qualquer prejuízo à unidade nacional das forças populares nos esforços contra o projeto de destruição social do governo Bolsonaro.”

 

Reportar Erro