Seguridade Social

Proposta prevê orientação a gestantes sobre riscos do álcool

Bebês em gestação não podem ser submetidos a altas doses de álcool, adverte deputado

acessibilidade:

Tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados o projeto de lei já aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família, de autoria do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que prevê orientação na rede pública de saúde para as gestantes sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas e de outras substâncias psicoativas durante a gravidez. A proposta cria o sistema de prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

O relator na comissão, deputado Marx Beltrão (PMDB-AL), defendeu a aprovação do texto. Ele ressaltou que o embrião e o feto estão em plena e acelerada atividade de crescimento e desenvolvimento e que a barreira placentária é permeável ao álcool.

“Se empreendemos grandes esforços para evitar que crianças e adolescentes consumam bebidas alcoólicas, muito maior deve ser esse esforço para proteger os bebês em gestação. A Síndrome Alcoólica Fetal não ocorre pelo consumo moderado e eventual. É o resultado de exposição a altas doses de álcool durante os meses da formação”, disse o parlamentar.

Reportar Erro