Na Câmara

Projeto prevê testagem em massa de pacientes com sintomas de Covid-19

Objetivo é detectar precocemente os casos sintomáticos na tentativa de bloquear a transmissão

acessibilidade:
A autorização, publicada no último dia 21, tem validade até o próximo dia 13 de novembro. Foto: Josue Damacena

O Projeto de Lei 1716/20 torna obrigatória a testagem em massa de pacientes que apresentarem sintomas de Covid-19, principalmente os grupos de maior risco, além dos profissionais de saúde. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O autor da matéria, deputado Marreca Filho (Patriota-MA), explica que o objetivo é detectar precocemente os casos sintomáticos na tentativa de bloquear a transmissão do novo coronavírus, a partir do isolamento dos doentes. “A testagem em massa permitirá à pessoa saber seu estado de saúde e assim adotar as medidas preconizadas pelas autoridades sanitárias, como ser mais diligente na higienização das mãos e na adoção voluntária do isolamento social absoluto”, afirma.

Os principais sintomas de Covid-19 são tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (nos casos mais graves). São consideradas dos grupos de risco as pessoas idosas ou portadoras de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e asma. Quanto aos profissionais de saúde, eles lidam diariamente com pacientes com Covid-19 e podem se contaminar mais facilmente ou transmitir o vírus causador da doença.

O projeto acrescenta a medida à Lei 13.979/20, que trata do enfrentamento da Covid-19 no Brasil.(Com informações Agência Câmara)

Reportar Erro