iniciativa

Projeto inovador transforma Edifício Touring, em Brasília, em espaço interativo de educação

A proposta é do Sesi e do Senai e conta com o apoio do museu norte-americano Exploratorium

acessibilidade:
Sesi LAB lança projeto de reutilização do Edifício Touring, em Brasília. Foto: Divulgação

O Sesi Lab é uma ideia que está prestes a deixar o papel para levar à população brasiliense uma nova experiência de educação e cultura. Desenvolvido em parceria com o Senai, o espaço de criação e inovação dará nova vida ao Edifício Touring, conhecido como a Rodoviária do Entorno, localizado no coração de Brasília, no Eixo Monumental.

A proposta é criar um local de acolhimento a crianças e jovens estudantes das redes pública e privada, desenvolvendo a ciência e tecnologia de forma lúdica e atrativa. Abrangente, o espaço também servirá a pesquisadores, estudantes do ensino superior e toda a comunidade científica.

O sistema de aprendizagem ocorrerá por meio de exposições, workshops, visitas temáticas, residências interdisciplinares e todo tipo de interação colaborativa. Tendo como parâmetro o método de sucesso utilizado pelas duas entidades, o STEAM (em tradução, ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), norteará os conteúdos disponibilizados na megaestrutura.

Revitalização

Os novos ares virão por meio de um Projeto Arquitetônico de Reforma e Restauro assinado por Gustavo Penna. A operacionalização das obras ocorrerá em conjunto ao Governo do Distrito Federal e órgãos de tombamento que têm sob a sua tutela a antiga construção.

Espaço tombado será revitalizado pelo arquiteto Gustavo Penna. Foto: Divulgação

O local foi escolhido com sabedoria, o Edifício Touring está às margens da Rodoviária de Brasília e tem como vizinhos a Biblioteca Nacional e o Teatro Nacional. Circulam diariamente mais de 600 mil pessoas pela região e o Sesi Lab oportunizará a expansão deste verdadeiro corredor cultural encravado no seio da cidade.

Gigante

Sesi e Senai contam com o apoio e seguem o exemplo do Exploratorium, instituição estadunidense cultural e educativa, sem fins lucrativos, com sede em São Francisco, Califórnia. Assim como a proposta brasiliense, este que é um dos museus mais visitados dos Estados Unidos propõe educação interativa e multidisciplinar a partir da experimentação e investigação.

Múltiplos espaços contemplam estudantes, professores e pesquisadores.

O Sesi Lab conta com uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados que abrigará as galerias permanentes: Fenômenos do Mundo; Aprender Fazendo e Imaginando o Futuro. O grande espaço também será palco para galerias temporárias. As Oficinas Educativas serão voltadas à capacitação profissional de professores e o Espaço Maker, destinado à fabricação de protótipos.

 

 

 

 

Reportar Erro