Capital Federal

Projeto Brasil visita Brasília é lançado para incentivar o turismo na capital do país

O intuito é proporcionar aos estudantes brasileiros a oportunidade conhecerem Brasília

acessibilidade:
Foto: Paulo H. Carvalho

Tendo em vista que a maioria dos brasileiros não conhece a capital do país, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) em parceria com Sesc e Senac, e a empresa CVC, lança nesta terça-feira (5) o Projeto Brasil Visita Brasília. O lançamento oficial do programa ocorreu nesta terça-feira (5), na sede da Fecomércio.

O intuito é proporcionar aos alunos do ensino fundamental, médio e de faculdades a oportunidade de realizarem uma excursão, com preço mais acessível para Brasília.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica que o projeto pretende estimular que 25 mil estudantes visitem a capital do País no período de três anos. “A previsão é promover um crescimento de 25% na ocupação hoteleira da capital federal. Vamos estimular o desenvolvimento local e fortalecer os segmentos de turismo e hospitalidade fazendo a roda da economia girar”.

O pôr-do-sol é outra atração para quem visita a cidade Foto: Toninho Tavares

Por meio do turismo cívico, político e cultural, os estudantes conhecerão as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Assim como toda a Esplanada dos Ministérios, o Conjunto Cultural da República, o Memorial JK, a Torre de TV  e os demais pontos turísticos, e monumentos que embelezam de forma impar a Capital Federal.

Os visitantes serão apresentados a uma Brasília que poucos conhecem, por meio de passeios na Orla do Lago, na Ponte JK, no Pontão. E poderão ter uma ideia da rotina no Distrito Federal que fica longe do universo político.

O pacote turístico comercializado será de sexta-feira a domingo, no período de baixa estação. Estarão inclusos serviços de transporte (aéreo e terrestre), hospedagem, e receptivo. O projeto terá duração até 2022, quando é comemorado o bicentenário da Independência do Brasil.

Maia ressalta que o setor de turismo é o responsável por um em cada dez postos de trabalho. “O turismo movimenta a economia local, gerando emprego e renda para a cidade, pois envolve diversos segmentos do comércio e de serviços, como hotéis, restaurantes, agências de viagens, serviços e lazer, entre outros”.

A elaboração do plano de trabalho foi realizada nos últimos três anos, quando a Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da Federação do Comércio aprofundou as discussões com o propósito de identificar, diagnosticar, selecionar e priorizar as demandas e ações capazes de impulsionar e dar sustentabilidade ao turismo brasiliense como indutor do crescimento econômico.

Reportar Erro