Inclusão digital

Programa Reciclotech bate meta de pontos de entrega voluntária no DF

Nesta semana, a população do DF já terá 120 endereços de descarte consciente de equipamentos

acessibilidade:
Com investimento de R$ 3,2 milhões, o principal objetivo é promover a inclusão digital a partir de doação de computadores readequados para uso Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal(GDF) lançou nesta quarta-feira (14), Dia Internacional do Lixo Eletrônico, o Reciclotech, programa de inclusão digital que vai ajudar na formação especializada de jovens. Além de trabalhar a conscientização do descarte correto e na gestão inteligente de resíduos eletrônicos.

O lançamento oficial, ocorreu na Sede da Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, no Setor de Indústria da cidade do Gama. Com investimento de R$ 3,2 milhões, o programa foi idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e será gerido pela Programando o Futuro, com mais de 20 anos de experiência no ramo, que foi selecionada e habilitada a partir de processo de chamamento público junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Objetivo é promover a inclusão digital a partir de doação de computadores readequados para uso. Outro ponto   é a capacitação de jovens de 14 a 18 anos de baixa renda em cursos voltados à tecnologia. Para o titular da Secti, este é um passo em direção ao futuro. “É uma revolução tecnológica na capital da República. Preparar os jovens para o mundo da tecnologia tem sido uma prioridade. Vamos facilitar o acesso e a capacitação de pessoas de baixa renda nas tecnologias da informação e comunicação, com cursos e oportunidades de primeiro emprego, democratizando a tecnologia”, disse Gilvam Maximo.

A ideia é trabalhar a conscientização da população sobre a importância do descarte correto desses materiais, promovendo uma série de ações educativas que contribuem para democratizar o acesso à tecnologia, através do recondicionamento e doações de equipamentos.

O Reciclotech segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que define a logística reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social ao investir na coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. Uma vez restituído, esse material pode ser reaproveitado em diversos ciclos produtivos ou ganhar outra destinação ambientalmente adequada. O DF atualmente é a única capital da Federação com programa ativo de logística reversa e Economia circular.

Para que isso ocorra, estão sendo realizadas ações itinerantes de coleta de lixo eletrônico em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. O Reciclotech Drive-Thru irá recolher materiais sem uso. Itens como computadores, monitores e aparelhos celulares e todo tipo de eletroeletrônico, serão reciclados e doados a escolas, bibliotecas e suprir o déficit daqueles alunos que não tem como acessar os conteúdos de educação on-line que o governo tem disponibilizado.

Nesta semana, a população do DF já terá 120 endereços de descarte consciente de equipamentos espalhados pelo DF: 84 já têm endereço e os demais serão instalados até o fim da semana. Eles estão em administrações regionais, estações do metrô e parques ecológicos, por exemplo.

A expectativa é que mil toneladas de lixo eletrônico sejam coletadas por ano, com potencial para criação de 100 laboratórios de informática a partir do alcance de cinco mil equipamentos doados.( Com informações Agência Brasília)

Reportar Erro