Mais Lidas

Consumo

Procon alerta sobre cuidados na compra dos ovos de Páscoa

Ovos de páscoa devem ter informações claras e peso checado

acessibilidade:

Com a proximidade da Páscoa, a oferta de ovos de chocolate de diversos tipos, tamanhos e cores toma conta do comércio e das publicidades. Muita gente quer presentear os familiares e amigos e, às vezes, não  presta atenção em alguns detalhes. Por conta disso, o Procon/AL traz algumas dicas para que o consumidor não seja lesado.

O ovo de chocolate deve apresentar a indicação do peso líquido na embalagem de forma clara, devendo se referir somente ao peso do produto (neste caso, do chocolate), desconsiderando, caso existam, o valor da embalagem e dos brindes.

Além disso, é necessário estar atento às condições do produto. “A embalagem dos ovos devem estar em boas condições de armazenamento, não devem estar violadas e nem fora da validade”, informou a superintendente do órgão, Flávia Cavalcante.

E adicionou: “Outro detalhe é realizar uma pesquisa com antecedência, lembrar-se de sempre pedir a nota fiscal e observar se nos rótulos há todas as informações necessárias, como a composição do produto, a identificação do fabricante e o peso”.

Os brindes também merecem atenção. Quando anexados às embalagens, devem conter todas as informações previstas, como a indicação da faixa etária a que se destinam, acompanhado do selo do Inmetro, que atesta a qualidade do brinquedo e garante a segurança das crianças.

“O tamanho do brinde também deve ser verificado para evitar acidentes. Se uma criança muito pequena pegar um brinquedo que não seja referente à sua idade pode colocar na boca e acabar engolindo a peça”, conclui Flávia.

Reportar Erro