Ressocialização

Presidiárias têm momento de vaidade no 'dia da beleza'

Foram selecionadas as que não podem pagar tratamentos estéticos

acessibilidade:

Estimular a autoestima e a profissionalização para facilitar o processo de integração social das mulheres encarceradas, esse é o objetivo do Dia da Beleza, que ocorreu no Presídio Santa Luzia, nesta segunda-feira (14). A ação, resultado de uma parceria entre a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social e do projeto Beleza Salão-Escola, contou com a participação de 60 reeducandas.

 

A gerente geral da unidade Santa Luzia, Tatiana Costa, explica o critério para escolha das custodiadas que participaram do curso. “Procuramos selecionar as reeducandas que não recebem feira, que não têm recursos para tratamentos estéticos. É natural que a mulher tenha vaidade, procurando melhorar sua aparência para elevar sua autoestima. Isso reflete diretamente no seu comportamento dentro da unidade”, afirma.

 

As custodiadas que fazem o curso de cabeleireiro ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no presídio feminino, também participaram da atividade. Elas acompanharam os tratamentos estéticos e receberam dicas sobre as técnicas utilizadas pela equipe do Salão-Escola. Os instrutores do Senac ainda fizeram o corte e a escova nos cabelos das reeducandas.

 

A professora e coordenadora técnica do Beleza Salão-Escola, Adriana Serbim, esclarece que tanto as custodiadas, quanto as instrutoras do projeto são beneficiadas. “Com essa iniciativa, as internas percebem que a sociedade também se importa com elas. Essa também é uma oportunidade para as instrutoras aprimorarem seus conhecimentos e tratar todos com respeito, independente da classe social ou situação em que se encontram”.

 

A reeducanda Joice Gomes Ferreira da Silva está há sete meses na unidade e essa foi a primeira vez que participou de uma ação de beleza. “Esse evento foi muito bom pra mim, pois como não recebo feira, essa foi uma oportunidade que tive para me arrumar. Estou contente por isso e vou aproveitar todos os serviços que a equipe vai oferecer”, comenta.

 

Já a custodiada Hornella Libardi agradece pela oportunidade de acompanhar os trabalhos dos profissionais do Senac, conhecendo novas técnicas que servem para aprimorar os conhecimentos adquiridos anteriormente no Santa Luzia. “O curso de cabeleireiro é maravilhoso. Ter a oportunidade de adquirir conhecimento além do apresentado em sala de aula é muito importante”, destaca. (Secom)

 

Reportar Erro