É do Brasil

Presidente Temer participa do lançamento do primeiro veículo híbrido flex do mundo

De acordo com a Toyota, a produção do modelo está prevista para o fim de 2019

acessibilidade:
Presidente da República, Michel Temer posa para foto com Primeiro Veículo Híbrido Flex do Mundo no Brasil. Foto: Marcos Corrêa/PR

Na manhã desta quinta-feira (13), o presidente Michel Temer exaltou o crescimento da inovação brasileira, no lançamento do primeiro veículo híbrido flex do mundo.

O projeto foi desenvolvido por equipes de engenharia da Toyota do Brasil e da Toyota Motor Corporation no Japão. “É exatamente esse desenvolvimento que nós estamos celebrando no dia de hoje, lançando a tecnologia para produção do híbrido flex”, ressaltou.

O carro tem motor de combustão interna flexfuel e tem capacidade de rodar com gasolina, etanol brasileiro ou apenas eletricidade. “Estaremos utilizando mais etanol de cana de açúcar com o avanço do setor automotivo”, destacou o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge.

O veículo foi projetado para funcionar com alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono, ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável. De acordo com a Toyota, a produção do modelo está prevista para o fim de 2019.

Já o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, também ponderou o impacto positivo da iniciativa para o meio ambiente. “É uma tecnologia que vai melhorar a qualidade de vida de todos nós, porque vamos ter a possibilidade de conviver com um ambiente mais limpo. Do ponto de vista energético, um conhecimento científico que estimula a pesquisa”.

Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, destacou o País como “produtor de um dos automóveis mais limpos do mundo” no cenário mundial das alternativas para a eletromobilidade.

Rota 2030

O carro está alinhado com o recém-aprovado Programa Rota 2030, que oferece previsibilidade para as empresas investirem no longo prazo no País e estabelece, dentre outras medidas, novas políticas de estímulo a veículos mais eficientes. Segundo a montadora, “o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2”.

Reportar Erro