Democracia após blecaute

Presidente do TSE diz que visita a Macapá mostra preocupação em garantir eleições

Ministro Barroso disse esperar que o 1º turno das eleições deste domingo corram bem

acessibilidade:
Presidente do TSE Luís Roberto Barroso acompanhou preparativos das eleições em Macapá (AP). Foto: Ascom TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, esteve em Macapá, neste sábado (05) para acompanhar os trabalhos de preparação para o 1º turno do pleito municipal que será realizado neste amanhã (06). As eleições na capital amapaense foram adiadas em razão de apagões de energia que atingiram a cidade em novembro. E Barroso disse que a visita Macapá mostra preocupação em garantir eleições.

Ao chegar em Macapá, Barroso, foi agraciado com a medalha do mérito eleitoral, concedida pelo TRE do Amapá. A honraria foi entregue pelo presidente do TRE-AP, desembargador Rommel Araújo, que agradeceu ao ministro em nome dos 292 mil eleitores que vão às urnas neste domingo, em Macapá.

Na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Barroso se reuniu com os integrantes do tribunal. “Achei que era importante estar aqui com vocês, para que vocês saibam que a gente se preocupa. Esperamos que as eleições corram bem”, disse o ministro.

O presidente do TRE do Amapá, Rommel Araújo, agradeceu a presença do ministro no momento difícil enfrentado pela população local.

“É uma honra recebê-lo principalmente nesse momento dificílimo, após o apagão. Além da pandemia, todas as questões sanitárias envolvidas, fomos surpreendidos com apagão de três semanas, que provocou desabastecimento de luz, água, pessoas perderam alimentos.”

O desembargador lembrou que o adiamento na capital permitiu o deslocamento das forças de segurança para garantir a eleição no interior. E, agora, o efetivo se concentrará em Macapá.

Rommel Araújo disse a Barroso que os servidores estão atuando para garantir eleições seguras. “O TRE vem fazendo de tudo para dar à população esse presente de Natal: em meio a tanta dificuldades, o desejo de mudança e melhorias passa pelas urnas. E estamos garantindo que esse direito seja exercido.”

Efeitos na pandemia

O presidente do TSE disse aos desembargadores que não viu impacto negativo das eleições para prejudicar a situação sanitária ou ampliar o número de casos de Covid-19. “Não acho que eleições produziram impacto relevante sobre a pandemia. Fizemos plano sanitário que foi observado de modo geral”, relatou.

Segurança atestada

O ministro Barroso participou dos trabalhos da comissão de auditoria da urna eletrônica em Macapá. O procedimento vida atestar a segurança da votação eletrônica. Integrantes do Ministério Público e da OAB acompanharam, e o procedimento foi gravado. Na cidade, uma urna foi sorteada para passar pela auditoria.

Ele também visitou, junto com o desembargador Rommel Araújo, o Cartório da 2a. Zona Eleitoral de Macapá e conversou com servidores. (Com informações da Assessoria de Comunicação do TSE)

Reportar Erro