Fique esperto

Presidente do Sindesp DF dá dicas de segurança para o carnaval

Dicas ajudam foliões a curtir a festa com tranquilidade

acessibilidade:

CarnavalCom a chegada do carnaval, muitos foliões só pensam em aproveitar o feriadão prolongado e acabam deixando a segurança de lado. Cuidados simples ajudam a evitar dores de cabeça com roubos e confusões e, no caso dos viajantes, deixar a casa mais protegida.

Jorge Henrique Moraes aproveita o bloco brasiliense Pacotão há 31 anos, foi à primeira vez com a avó, aos quatro meses. Com tanta experiência na folia, Jorge e seus familiares aprenderam a tomar cuidados para que ninguém se aborreça na festa. A família não vai de carro para festa, não usam bolsas ou carteiras, levam o dinheiro suficiente para curtir com o bloco e se afastam das pessoas alcoolizadas.

O presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Sistemas de Segurança Eletrônica, Cursos de Formação e Transporte de Valores do DF (SINDESP/DF), Irenaldo Pereira Lima, destaca que atenção e prevenção são fundamentais para evitar aborrecimentos. Ele dá algumas orientações:

– evitar o uso de carro, mas se tiver que se deslocar em veículo particular que estacione em locais iluminados e movimentados;

– não passe por ruas escuras para cortar caminho, seja a pé ou de carro, procurando transitar por locais movimentados e iluminados;

– evitar sair com objetos de valor como: relógios, pulseiras, colares e outras joias.

Para aqueles que vão deixar suas residências, Irenaldo aconselha, ?Pedir a colaboração de um amigo, vizinho, parente ou empregado pode ajudar bastante. Essa pessoa deve ir até a casa, pelo menos de três em três dias, para molhar as plantas do jardim ou varrer o quintal ? evitando o aspecto de abandono. Se o morador pretende ficar fora por alguns dias, duas providências importantes podem ser adotadas: suspender a entrega de jornais ou revistas para não ficarem amontoados e deixar o número de um telefone de contato com um vizinho, parente ou amigo, para ser informado de alguma ocorrência?.

Reportar Erro