Tucanos se bicam

Presidente do PSDB fala em “racha” dentro do partido após prévias

Bruno Araújo disse que "eleição é disputa" e será preciso "lamber as feridas" para promover a união dos correligionários

acessibilidade:
Presidente Nacional do PSDB Bruno Araújo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As prévias dentro do PSDB para definição do nome do partido a disputar as eleições presidenciais do ano que vem devem provocar um “racha” no partido, segundo o presidente da legenda, Bruno Araújo. A afirmação foi feita depois da prorrogação do fim da votação, de 15h para 18h, devido a problemas enfrentados com o aplicativo de votação.

A ideia do aplicativo foi de apoiadores do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que conta com a simpatia de Araújo, mas os dois adversários do gaúcho, o governador de São Paulo, João Dória, e o ex-prefeitos de Manaus e ex-senador Arthur Virgílio, cobraram uma reunião com Araújo para discutir o assunto.

“Nossa posição é clara. Queremos prévias, lisura e que todos os filiados cadastrados tenham direito a voto”, disse Doria, ao anunciar que estava a caminho da sede do PSDB, junto com Arthur Virgílio.

Além do voto pelo aplicativo, a decisão de dar mais valor a votos de determinados filiados gerou indignação dentro do partido por ter ferido a máxima “uma pessoa, um voto”.

A medida foi classificada pelos demais como uma clara manifestação de apoio a Leite, que, sem essa manobra, não teria chances.

Para Araújo, as prévias “devem e têm de provocar um racha” por se tratarem de uma disputa. “Eleição não é confraria”, disse, lembrando que as convenções do partido são apenas em agosto.

“Cabe ao escolhido de hoje demonstrar maturidade, liderança e unir o partido”, finalizou.

Reportar Erro