Eleições 2022

Presidente do MDB cita Ibaneis como candidato à sucessão de Bolsonaro

Baleia Rossi comemora a eleição em 774 prefeituras no País, apesar de haver perdido 263

acessibilidade:
Deputado Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, e o governador do DF, Ibaneis Rocha - Fotos: Agência Câmara e Renato Alves.

O deputado Baleia Rossi (SP), presidente nacional do MDB, anunciou nesta sexta-feira (20) que, com 774 prefeitos eleitos, seu partido tem estatura política para lançar candidatura própria à Presidência da República, e o primeiro nome que ele citou para isso foi o do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Rossi afirmou que o MDB tem diversas lideranças capazes de administrar o País com competência. Após citar Ibaneis, ele também elogiou a senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, e também o governador de Alagoas, Renan Filho.

O anúncio de candidatura própria do MDB a presidente da República foi realizado por Baleia Rossi ao programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, onde foi entrevistado pelos jornalistas Cláudio Zaidan e Cláudio Humberto.

Pela primeira vez, o MDB terá menos de mil prefeitos. O partido perdeu 263 prefeituras nas eleições de domingo. Apesar disso, continua líder em número de gestores municipais, 774 no total.

Baleia Rossi é autor da proposta de emenda à Constituição (PEC) 45, que trata da reforma tributária. Ele aposta na aprovação da pauta pelo Congresso já na primeira quinzena de dezembro, após as eleições municipais.

Segundo ele, o texto não trará aumento de impostos e será ajustado, mesclando pontos defendidos pelo governo e demandas do Parlamento, de forma a garantir apoio de grandes municípios.

O parlamentar é candidato à sucessão de Rodrigo Maia na presidência da Câmara dos Deputados.

Reportar Erro