Mobilidade

Presidente do CBTU promete VLT entre o centro e Jaraguá

Novo presidente do CBTU promete iniciar a obra em oito meses

acessibilidade:

O alagoano Marco Fireman, que assumiu a presidência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), anunciou nesta segunda-feira (19) em Maceió a expansão do projeto de percurso do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do centro da cidade para o bairro de Jaraguá, dentro de oito meses. Ele foi indicado à presidência do CBTU pelo PP do senador Benedito Lira e do deputado Arthur Lira.

Versão moderna do antigo bonde, o VLT tem sido adotado nas principais cidades do mundo. Ele se locomove sobre trilhos em velocidade moderada, é silencioso, climatizado e seu condutor tem de obedecer regras de trânsito como qualquer veículo, incluindo obedecer semáforos, faixas de pedestres etc.

O passo seguinte, segundo Fireman, será interligar ao VLT a região do Maceió Shopping, no bairro de Mangabeiras, mas isso ainda depende de incentivos do próprio governo federal. Por isso a prioridade será expandir o VLT na área mais central da capital.

Sobre a implantação do VLT do centro até a parte alta da cidade, passando pelas avenidas Fernandes Lima, no Farol, e Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, Fireman explicou que isso demandará investimento muito elevado, dificultado pela crise econômica, ao menos em prazo curto na capital.

Reportar Erro