Caixa Mais Brasil

Presidente da Caixa visita fazendas e comunidades carentes em Tocantins

Para ele, é importante sair de Brasília e ter contato com a população

acessibilidade:
Para Guimarães experiências como essa são essenciais para mostrar a importância da aproximação com a população brasileira.

O presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães passou o final de semana em viagem pelo interior do Tocantins, durante o 128º Caixa Mais Brasil.

Guimarães visitou fazendas e comunidades carentes. “Reforçamos nossa atuação no Agro, onde já passamos do 8º para o 3º lugar nos últimos doze meses e, em breve, chegaremos ao 2º lugar. Foco no segmento de menor renda (Pronaf e Pronamp) e nos investimentos, como em Silos, Irrigação e correção do solo.”

No percurso, ele passou pela cidade de Santa Tereza do Tocantins onde visitou uma comunidade quilombola. Guimarães contou que a Caixa vai patrocinar a construção de 7 mil fogões eficientes, 1 mil quintais agroflorestais e o plantio de 1.2 milhão de árvores no Tocantins e na Bahia.

Guimarães acredita que a visita a essa comunidade foi a mais impactante de todo final de semana. Ele ficou impressionado com a realidade e a resiliência daquelas pessoas.

“É impressionante como os fogões “caipiras” queimam lenha e geram fumaça, que não tem por onde sair. Deste modo, as paredes são negras e as pessoas têm, em geral, problemas respiratórios. Também se queima grandes quantidades de árvores, galhos, de lei. Como o Jatobá e o Angico Vermelho. Com o novo fogão “eficiente” só há necessidade de queima de gravetos. Isto reduz o desmatamento e melhora a qualidade de vida das pessoas”.

Para Guimarães experiências como essa são essenciais para mostrar a importância da aproximação com a população brasileira. “Fica claro como é importante visitar as comunidades. Sair de Brasília e viajar pelo Brasil, em especial no interior e nas regiões mais carentes.”

No domingo (30), Pedro esteve na Fazenda Alto da Serra, em Paraíso do Tocantins, onde a agropecuária é o principal negócio,  com a venda de gado, próprio e de terceiros, na ordem de 30 mil bovinos de corte por ano, entre novilhas prenhes e bezerros. ” Conversamos com a família do proprietário, o Sr. Gilmar de Barros. Foi muito boa pois ouvimos bastante, muitas ideias para melhorar a eficiência das nossas linha de crédito Agro. 

Durante encontro com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, Guimarães conseguiu fazer a ponte entre eles. “Várias vezes consigo ligar e ele sempre que pode fala. Olha a energia….”

Reportar Erro