Greve ou sequestro?

Presidente da Caesb vira refém de sindicalistas

Os manifestantes reivindicam reajuste salarial de 18%

acessibilidade:

No final dessa manhã (22) a sala de reunião da sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi invadida por integrantes do Sindágua-DF,  no momento estava ocorrendo uma reunião entre as direções da companhia e do sindicato.

Manifestantes adentraram a sala de forma agressiva, com apitos e gritarias,  na hora em que o presidente do Sindágua estava falando. O grupo de cerca de 20 pessoas fez ameaças ao presidente da companhia  Oto Silvério Guimarães Júnior.

Devido a postura ameaçadora dos manifestantes a direção da Caesb se retirou da sala. Entretanto quando o presidente Oto tentou deixar o prédio foi seguido e impedido  de sair por cerca de 80 integrantes do sindicato. Os protestantes  forçaram sua volta para o gabinete, onde foi mantido como refém por cerca de 40 minutos. Somente com a chegada da Polícia Militar, que agiu de forma enérgica para manter a ordem que Oto conseguiu deixar a sede.

O grupo agrediu a própria Polícia Militar e tentou impedir a saída da viatura,  chutando e esmurrando, que fazia a escolta do presidente da companhia.

No mês de maio a categoria parou por 16 dias e só retornou ao trabalho por uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que estabeleceu multa de R$ 100 mil por dia paralisado. Na semana passada, 15 de agosto, o grupo se organizou e fez uma paralisação relâmpago no posto de serviço de Sobradinho.

Os manifestantes reivindicam reajuste salarial de 18% entre outros pontos. A Caesb alega que devido a situação financeira atual, esse valor é inatingível. Relatou que todos os anos a categoria teve reajuste acima da inflação. E que os funcionários  possuem plano de cargo de salário, com reajuste de 6%, além de outros benefícios e vantagens salariais, como a Titulação e o Anuênio. A empresa argumenta que a arrecadação. não é capaz de arcar com as despesas da folha de pagamento.

Os sindicalistas marcaram para a próxima quarta-feira (28) uma assembleia na frente da sede da companhia. E declararam que estão em estado de greve.

Boletim de Ocorrência da PM sobre a invasão dos sindicalistas na Caesb

BO1

BO2

BO3

 

Reportar Erro