Rigor contra pandemia

Prefeitura de Maceió interdita bares que afrontaram medidas contra covid-19

New Cervejaria e Tanque Cheio fecham por 7 dias, e não terão música ao vivo por um mês

acessibilidade:
Flagrantes de desrespeito a medidas sanitárias nos bares New Cervejaria e Tanque Cheio, em Maceió, captados via Instagram e pelo secretário Thiago Prado

Por desrespeitarem medidas sanitárias contra a proliferação da covid-19 em Maceió, os bares New Cervejaria e Tanque Cheio foram interditados na tarde desta segunda-feira (18), em uma ação conjunta das secretarias de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Desenvolvimento Territorial (Sedet) e Vigilância Sanitária. Além do prejuízo de permanecerem fechados por sete dias e sem música ao vivo por um mês, os bares podem ser multados em até R$ 19 mil, ao fim do processo.

A punição definida hoje decorre de flagrantes ocorridos na última sexta-feira (15) pela Semscs nos bares localizados na parte alta da capital alagoana, que desrespeitarem as regras determinadas pelo prefeito João Henrique Caldas, o “JHC” (PSB).

A interdição segue determinação do Decreto Municipal 9.032, do último dia 6 de janeiro, quando o prefeito liberou música ao vivo nos bares e restaurantes, com a condição de que não houvesse aglomerações e desrespeito aos protocolos de segurança contra a covid-19.

Veja o desrespeito a medidas sanitárias flagrado pelo próprio secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, na Cervejaria Tanque Cheio, em Maceió:

 

“Fomos pessoalmente aos locais e tratamos com os proprietários. Eles já foram notificados em razão de outras infrações e, após constatarmos o descumprimento do decreto, com pessoas de pé, sem máscara e aglomeradas, deliberamos em conjunto pela interdição”, afirmou o secretário titular da Semscs, delegado Thiago Prado.

Secretário Thiago Prado ao fiscalizar a New Cervejaria, em Maceió. Foto: Alberto Jorge/Secom Maceió

Fiscalização

Desde o dia 07 deste mês as equipes da Semscs estão trabalhando em ações educativas e de conscientização, para orientar donos e usuários de estabelecimentos da capital. Do início da operação, até a última sexta-feira (15), mais de 20 estabelecimentos foram fiscalizados.

Nelson Menezes, da Vigilância Sanitária, explica que, além do termo de interdição, os bares receberão um auto de infração, e terão que apresentar defesa, podendo ao final da apuração ser multados em até R$ 19 mil, conforme prevê o Código Sanitário de Maceió.

Caso descumpram a interdição e voltem a funcionar antes dos sete dias, os estabelecimentos podem ter o alvará cassado pela Sedet, segundo reforçou o engenheiro Galvaci de Assis, fiscal de posturas do município. (Com informações da Secom Maceió)

Reportar Erro