Condição subumana

Prefeitura de Maceió inicia obras de R$ 150 milhões para retirar favelas na Orla Lagunar

Projeto prevê a construção de 1.776 moradias para famílias, próximas à Lagoa Mundaú

acessibilidade:
Favela na Orla da Lagoa Mundaú, em Maceió. Foto: Google Maps/Arquivo

A Prefeitura de Maceió inicia nesta quinta-feira (28) as obras de revitalização da Orla Lagunar e de construção do Residencial Vilas do Mundaú, que prevê a construção de 1.776 moradias, para transferir famílias miseráveis das favelas do entorno da Lagoa Mundaú e a recuperação do território, com o investimento de R$ 150 milhões. O projeto foi viabilizado pelo prefeito da capital alagoana, Rui Palmeira (PSDB), em outubro de 2018, junto ao então ministro das Cidades Alexandre Baldy, no governo de Michel Temer (MDB).

Além da construção das moradias próximas à laguna de onde as famílias tiram seu sustento do sururu e da pesca, será feita a revitalização da região, com construção de escola, creche, posto de saúde, área de lazer e saneamento básico, contribuindo ainda com a despoluição da Lagoa Mundaú.

Lideranças comunitárias dos bairros Trapiche e Vergel foram informados ontem (27) sobre o início das obras, pela diretora de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Suzana Lobo.

“Eu acredito que esse projeto vai resolver um problema humanitário e trazer igualdade, junto com o saneamento básico, uma casa digna para viver e um espaço confortável para os moradores da região. É o sonho da vida”, disse o líder social do Instituto Manda Ver, Carlos Jorge da Silva.

O processo de fresagem deve durar cerca de três semanas e durante esse período, o trânsito na Avenida Senador Rui Palmeira, sentido Pontal, ficará em meia pista.

Condição degradante

O projeto visa atender a população dos assentamentos Sururu de Capote, Mundaú, Muvuca e Torre, que hoje vivem em condição subumana e degradante. Para o secretário Mac Lira, a obra dará uma nova cara para a orla e, acima de tudo, contribuirá para a melhoria da qualidade de vida daquela população.

O secretário Mac Lira, titular da Sedet, reuniu-se ontem com representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para decidir como ficará o trânsito enquanto durarem as obras de construção das unidades habitacionais.

“Durante a execução das obras, o tráfego deverá ser liberado apenas no trecho da via  sentido Farol, até a conclusão do trabalho, que deve ocorrer no prazo de aproximadamente dois anos”, informou Mac Lira. A via deverá ter a sinalização refeita e todas as indicações necessárias para evitar transtornos a quem transita pelo local. (Com informações da Secom Maceió)

 

Reportar Erro