Cultura, esporte e ensino

Prefeito lança Projeto Ginga Capoeira contra evasão escolar em Maceió (AL)

Rui Palmeira oferece capoeira para estimular, disciplinar e manter alunos nas escolas

acessibilidade:

Reforçando mais uma ação contra a evasão escolar, o prefeito Rui Palmeira lançou nesta terça-feira (16) o Projeto Ginga Capoeira, para promover oficinas em oitos escola da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa, que será implementada por meio de um convênio com o Governo Federal, é uma parceria entre a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“A gente sabe que a cultura e o esporte são fundamentais para aumentar o interesse das crianças em permanecerem na escola e que a nossa periferia tem áreas de vulnerabilidade e violência. A capoeira será mais um atrativo no ambiente de ensino para manter os alunos mais disciplinados e focados. É um complemento na formação dos estudantes”, destacou o prefeito.

Ao todo, o projeto vai atender 400 alunos das unidades de ensino selecionadas e as oficinas serão realizadas em um período de oito meses. Sendo atendidos 50 alunos por escola, 25 no turno matutino e 25 no vespertino, com oficinas duas vezes por semana, nas oito escolas municipais das oito regiões administrativas de Maceió.

O vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Marcelo Palmeira, pontuou que a capoeira é um resgate da identidade do Brasil. “Todo projeto cultural que é levado para as escolas públicas é muito importante e esta, com certeza, é uma ação que vai fortalecer nossa rede ensino. A capoeira faz parte da nossa identidade, por isso devemos incentivá-la dentro das escolas. Além de esporte, também é disciplina”, afirmou.

Para o presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, a integração entre as secretarias contribui para a realização de políticas culturais e sociais.

“Essa mescla de cultura, educação e esporte é importantíssima para o desenvolvimento das crianças, além de ser uma forma de combater a evasão escolar. Essas crianças irão trabalhar na capoeira no contra-turno escolar e isso faz com que alunos se sintam bem nas escolas, com mais motivação e concentração. É o ensino orientado da capoeira com todo o aparato pedagógico das escolas do Município”, frisou.

Prefeito de Maceió, Rui Palmeira, ao lançar projeto Ginga Capoeira. Foto: Pei Fon/Secom Maceió

A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, acredita que a relação entre políticas educacionais e culturais aumenta a participação das crianças nas atividades escolares. “Cultura e educação caminham juntas, não podemos fazer educação sem oportunizar toda a parte cultural para as crianças. O Ginga Capoeira é um grande projeto articulado pela FMAC, no qual a Semed faz parte. O que estamos vendo aqui são crianças felizes, porque terão a oportunidade de aprender e praticar a capoeira. Tudo isso é resultado de uma gestão competente do prefeito Rui Palmeira”, enfatizou.

As aulas serão conduzidas por uma equipe ministradas por oito mestres e oito monitores, sob a coordenação pedagógica de Mestre Cláudio. Além disso, os alunos contemplados irão receber kits de vestuário com camisa, calça e corda, que são considerados itens fundamentais para a prática  da capoeira.

Mestre Cláudio, coordenador do projeto, se disse muito feliz em ver o projeto caminhando. “Nosso sonho sempre foi entrar pela porta da frente e estar nas escolas, ensinando nossa arte e com o apoio da Prefeitura, é motivo de muita satisfação. A capoeira tem uma diferenciação das demais artes marciais, pois a gente coloca poesia e musicalidade, então, além da atividade física, as crianças passam a fazer parte de uma grande história do Quilombo dos Palmares. Estamos muito felizes com as barreiras que foram quebradas”, comemorou.

As unidades de ensino contempladas foram: Escola Municipal Cícera Lucimar de Sena Santos, em Mangabeiras; Escola Municipal José Bandeira de Medeiros, no Vergel do Lago; Escola Municipal Higino Belo, no Farol; Escola Municipal Tradutor João Sampaio, no Conjunto João Sampaio; Escola Municipal Frei Damião, no Benedito Bentes; Escola Municipal Dom Antônio Brandão, no Tabuleiro dos Martins; Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no Clima Bom e Escola Municipal Marechal Floriano Peixoto, em Ipioca.

Marcondes Leite (estagiário) e Letícia Pascoalino / Secom Maceió

Reportar Erro