Mortes aumentaram 22%

Prefeito JHC decide liberar shows em bares de Maceió, mesmo com covid-19 avançando

UTIs para covid-19 atingem 59% de ocupação, com aumento de 19% de casos e 22% nas mortes

acessibilidade:
Músicos e representantes de bares e restaurantes debateram volta dos shows ao vivo com o prefeito de Maceió JHC e seu vice Ronaldo Lessa. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

Pressionado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e por músicos proibidos pelo governador Renan Filho (MDB) de se apresentarem nesses estabelecimentos de Alagoas, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas , o “JHC” (PSB), prometeu ontem (4) decretar o retorno das apresentações dos artistas na capital alagoana. O decreto de estadual proibindo música ao vivo em bares e restaurantes foi assinado em 23 de dezembro, e segue em vigor até a próxima quinta-feira (7), data limite até quando JHC disse que editará seu decreto.

O anúncio aconteceu no mesmo dia em que as UTIs de Maceió disponibilizadas para o tratamento de pacientes com covid-19 voltaram a atingir 59% de ocupação, segundo dados da pasta estadual da Saúde. O Observatório Alagoano de Políticas de Enfrentamento à Covid-19 da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também divulgou ontem o registro de aumento, na última semana, de 19% no número de novos casos de coronavírus e de 22% no número de óbitos causados pela doença que já matou 1.106 pessoas na capital alagoana.

Mas o prefeito ressaltou que o retorno das atrações musicais que impulsionam o público em bares e restaurantes deve ocorrer com segurança e respeito a todos os protocolos sanitários. E, segundo a Abrasel, prometeu, na reunião, a edição do novo decreto até amanhã. Tudo isso com o aval do novo secretário municipal da Saúde, Pedro Madeiro, especialista em gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O que nós queremos é ter toda a segurança e que todos os protocolos sejam seguidos rigorosamente, sem que esses artistas tenham sua atividade principal frustrada”, defendeu o prefeito, ao lado do vic-prefeito Ronaldo Lessa e diante dos interessados no retorno das atividades.

Os músicos chegaram a protestar nas ruas da capital alagoana, no final de 2020, contra o decreto do governador e adversário político de JHC, que paralisou as atividades de 12 mil artistas alagoanos.

Alagoana Bar e Botequim em Maceió. Foto: Divulgação/Redes Sociais/Arquivo

Aplaudir sentados

Durante a reunião com o prefeito, o presidente da Abrasel, Thiago Falcão, apresentou o protocolo sanitário da campanha intitulada “Vamos Aplaudir Sentados”, para ser seguido pelos estabelecimentos que quiserem promover a realização de apresentações musicais. Ele reforçou que a retomada das apresentações pode ser feita com segurança e sem causar prejuízo para nenhuma das classes envolvidas.

“É muito importante que a Prefeitura dê essa urgência ao tema porque nós também precisamos trabalhar, também precisamos colocar comida na mesa”, afirmou a cantora Gabi Leite, que representou o segmento cultural, na reunião com o prefeito.

Independência para liderar

O anúncio de que a liberação das apresentações ao vivo seria decretada foi feito por JHC em reunião com os artistas e a Abrasel, antes de qualquer debate da nova administração municipal com as autoridades estaduais sobre o tema. Mas a assessoria do prefeito afirmou que JHC “tem legitimidade para liderar o enfrentamento ao coronavírus”, e que “sempre vai buscar entendimento” com o governo de Alagoas, ao ser questionada pelo Diário do Poder se houve algum debate sobre o decreto entre JHC e Renan Filho, mesmo sem haver a obrigatoriedade de tal consenso entre os gestores.

Veja a resposta da assessoria do prefeito às perguntas da reportagem:

“O decreto deve ser publicado até, no máximo, quinta. Sobre o entendimento com o Governo de Alagoas, o prefeito sempre vai buscar entendimento, pois a bandeira deve ser uma só. Essa é uma resposta a uma categoria que precisa trabalhar, para que não tenham que vender seus instrumentos para fazer feira. O decreto que será publicado foi resultado de uma reunião que ouviu a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. Serão seguidos rígidos protocolos, além de intensificar a fiscalização. O prefeito tem legitimidade para liderar o enfrentamento ao coronavírus e não vai medir esforços para garantir o cuidado com as pessoas”.

Em resposta ao Diário do Poder, a assessoria de imprensa do Gabinete Civil do Governo de Alagoas afirmou que o governador Renan Filho já decidiu que não prorrogará o decreto proibindo música ao vivo em bares e restaurantes, cuja vigência só vai até a próxima quinta-feira (7). E ressaltou que a tendência é de que haja um entendimento entre o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió.

Reportar Erro