• Sobre o DP
  • Fale Conosco
  • Anuncie
sexta-feira, 22 janeiro 2021
No Result
View All Result
Diário do Poder
  • DP
  • COVID-19
  • Cláudio Humberto
  • Opinião
  • Vídeos
  • Política
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil
  • Diário Motor
  • DP
  • COVID-19
  • Cláudio Humberto
  • Opinião
  • Vídeos
  • Política
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil
  • Diário Motor
Follow @DiariodoPoder
Diário do Poder

Prefeito do Recife gasta em shows de São João e MP recomenda prioridade a saúde

Serão oito shows transmitidos e 48 atrações percorrendo regiões da capital pernambucana

Redação Redação
12/06/2020 às 11:44 | Atualizado às 16:40
0
Prefeito do Recife gasta em shows de São João e MP recomenda prioridade a saúde

Prefeito Geraldo Júlio tem ampla base de apoio e nem sequer é incomodado com uma simples fiscalização. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp
PUBLICIDADE

Com cachês entre R$ 2,4 mil e R$ 10 mil, a Prefeitura do Recife manteve uma programação artística atípica para este ciclo junino, com oito shows transmitidos e 48 atrações percorrendo regiões da capital pernambucana. Mas a justificativa de manter a celebração de suas tradições e raízes culturais, em meio à maior crise sanitária registrada na história recente da humanidade, não evitou que a administração do prefeito Geraldo Júlio (PSB) fosse alvo de recomendação do Ministério Público Estadual de Pernambuco (MPPE), pela suspensão dos investimentos não essenciais e festivos, e pela priorização gastos públicos para funcionamento do sistema de saúde, não para festividades de São João.

O MPPE conclui ser evidente que o uso de recursos públicos no atual cenário deve estar concentrado em custear insumos, infraestrutura e ações voltadas diretamente a salvar vidas, proteger a saúde e preservar o funcionamento do sistema de saúde. Por isso, a recomendação das 15ª e 27ª Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital destinadas à Prefeitura do Recife, Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer da Cidade do Recife, Secretária de Cultura da Cidade do Recife e Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

“Os objetos dessas futuras contratações não se coadunam como essenciais ante a crise em saúde pública e financeira instalada, ou seja, não possuem correlação temática às medidas de enfrentamento à pandemia, considerando a Lei nº 13.979/2020”, diz o MPPE.

NotíciasRelacionadas

Desembargador sem máscara é condenado a indenizar guarda por ofensas em Santos

Governo de São Paulo endurece quarentena e adia volta às aulas

As promotorias ainda destacam que o Estado de Calamidade Pública em razão do novo coronavírus exige dos gestores a adoção de uma série de medidas orçamentárias e financeiras excepcionais no âmbito da Administração Pública, de modo a otimizar o gasto público, bem como conferir caráter prioritário e célere às ações de combate a pandemia do novo coronavírus.

No sentido contrário aos gastos com festividades juninas, o MPPE recomenda que a Prefeitura e os demais órgãos empreguem todos os esforços necessários, circunscritos às suas atribuições, destacadamente para a priorização do uso de recursos públicos para cumprir e fazer cumprir as determinações sanitárias oriundas do Governo Federal e do Governo do Estado de Pernambuco e o Plano de Contingência Municipal para prevenção e contenção à Covid-19.

As Promotorias de Justiça ainda recomendam que os gestores públicos não realizem, incitem, patrocinem, ou de qualquer forma promovam eventos ou festividades, com recursos públicos, com potencial de provocar aglomeração de pessoas, em cumprimento art. 14 do Decreto Estadual nº. 49.055/20, que veda a concentração de pessoas no mesmo ambiente em número superior a dez, salvo no caso de atividades essenciais ou cujo funcionamento esteja autorizado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Justificativa

Ao anunciar os festejos juninos no Recife, a prefeitura e os órgãos envolvidos justificaram que a celebração via internet e também por todas as regiões da capital pernambucana seria feita com resiliência e cuidados redobrados com a saúde.

“Já que o público não pode ir ao encontro do forró, como manda o figurino junino, o forró encontrou um caminho para ir até o público, respeitando todos os protocolos de isolamento social. Nos dias 23, 24, 26, 27, 28 e 29, das 18h às 22h, duas Forroviocas [espécie de bondinho com músicos] circularão por diversos bairros da cidade, levando um total de 48 atrações para garantir o rala bucho dos recifenses, nem que seja no parapeito da janela. A cada noite, cada Forrovioca transportará quatro shows cidade afora”, diz o material de divulgação da Prefeitura do Recife. (Com informações da Comunicação do MPPE e Prefeitura do Recife)

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
Tags: cachês artísticosCovid-19Crise sanitáriaForroviocaGeraldo JúliopandemiaRecife
PUBLICIDADE
Diário do Poder

Poder, política e bastidores, sem perder o bom humor. Desde 1998.

Siga @DiariodoPoder

EDITORIAS

  • Cláudio Humberto
  • Política
  • Opinião
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil e Regiões
  • Exteriores

SEÇÕES

  • Diário Motor
  • Poder em Números
  • Vídeos
  • Imagens
  • Humor
  • Poder sem Pudor
  • Frase do Dia

SOBRE NÓS

  • Anuncie
  • Sobre o DP
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Reportar Erro
  • Política de Privacidade

© 2020 Diário do Poder

No Result
View All Result
  • DP
  • COVID-19
  • Cláudio Humberto
    • Coluna Cláudio Humberto
    • Frase do Dia
    • Poder sem Pudor
  • Opinião
  • Vídeos
  • Política
    • Política
    • Poder em Números
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil e Regiões
    • Brasil
    • Alagoas
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Rio de Janeiro
    • São Paulo
  • Exteriores
  • Diário Motor
  • Humor
  • Imagens
  • Sobre o DP
    • Sobre o DP
    • Equipe
    • Princípios Editoriais
    • Código de Ética
    • Política de Correção
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
    • Fale Conosco
    • Anuncie
    • Reportar Erro

© 2020 Diário do Poder

sponsored