Operação Transoceânica

Prefeito de Niterói é alvo de operação da Polícia Federal e do MPF

Investigações querem apurar irregularidades nas obras de engenharia do BRT Transoceânica e em contratos de publicidade

acessibilidade:
Em nota, assessoria da prefeitura fala em "perseguição política" Foto: Facebook

A Polícia Federal (PF)  e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram na manhã desta quarta-feira (16), a Operação Transoceânica. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do prefeito Rodrigo Neves (PDT), e na Prefeitura de Niterói. São oito mandados no Rio de Janeiro e três em São Paulo.

Objetivo da ação é investigar irregularidades, na contratação nas obras de engenharia do BRT Transoceânica Charitas-Engenho do Mato e em contratos de publicidade efetuados pela Prefeitura de Niterói. A estimativa é que a obra ficou R$ 34 milhões mais cara do que o previsto.

Neves está em seu segundo mandato como prefeito de Niterói. Ele já havia sido preso pela PF em 2018, pela acusação de fazer parte de um esquema que desviou R$ 10 milhões em contratos de transporte da prefeitura.

Nota da Prefeitura de Niterói

“Em relação a absurda ação de busca e apreensão realizada nesta manhã, o Prefeito Rodrigo Neves esclarece que nunca foi ouvido ou convidado a prestar qualquer esclarecimentos sobre quaisquer assuntos.

Nenhum objeto de valor foi apreendido, apenas o seu celular pessoal. O Prefeito não possui automóveis ou qualquer objeto de valor. Apesar de não ter informações sobre o que se trata a ação, o Prefeito esclarece que a Transoceânica e o túnel Charitas Cafubá foram concluídos há tempos, cumprindo o cronograma e o planejamento da obra e melhoraram muito a qualidade de vida dos niteroienses.

A prestação de contas detalhada foi aprovada e concluída por órgãos de acompanhamento e financiamento, como a Caixa Econômica Federal. O objetivo da ação sobre fatos ocorridos há muitos anos, sem que o Prefeito jamais tenha sido ouvido, tem o claro objetivo de desgastar a administração e o Prefeito que tem aprovação de mais de 85% da população e cujo sucessor obteve vitória retumbante no primeiro turno com 62% a 9%.

O Prefeito repudia a utilização de aparato do Estado com a polícia para ações de perseguição política. A administração de Rodrigo Neves assumiu em 2013 com dívidas superiores a 500 milhões de reais e vai entregar nos próximos dias à Prefeitura mais de 700 milhões de reais em Contas disponíveis.

Quando assumiu, o Fundo Municipal de Previdência tinha 12 milhões de reais e hoje tem mais de 740 milhões de reais. Como todos os processos da Prefeitura de Niterói, todas as informações sobre a obra estão disponíveis no Portal de Transparência.

O cronograma, planejamento e execução da obra foram feitos com custo menor do que todos os projetos similares, no Brasil e na América do Sul.

Trata-se de uma ação abusiva, típica de regimes autoritários, cujo objetivo político, há poucos dias do encerramento do seu mandato, tem o evidente interesse de desgastar a imagem de uma administração e um Prefeito amplamente aprovados pela população de Niterói e reconhecidos pela qualidade e transparência da gestão no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil.

O Prefeito vem sofrendo ataques e perseguições, sobretudo a partir do ano de 2018, mas nada foi encontrado contra ele. O Prefeito e sua Defesa tomarão todas as medidas para identificar a origem desta perseguição política e responsabilizar os seus autores.”

Reportar Erro