Segurança

População carcerária cresce em Alagoas

Em Alagoas o aumento foi de 132% em sete anos

acessibilidade:

A popoulação carcerária  no Brasil, cresceu 74% entre os anos de 2005 e 1012, o número de presos no país passou de 196.919 para 515.482 em apenas sete anos, segundo dados do Mapa do Encarceramento: Jovens do Brasil, que foi divulgado nesta quarta-feira (03), pela Secretaria-Geral da Presidência da República. O levantamento trás Alagoas e Espírito Santo como os estados que mais tiveram crescimento no país, com aumento de 132% da taxa de população jovem atrás das grades.

 

Ainda de acordo com o mapa a população de presos do sexo masculino demonstrou um aumento de 70%, enquanto a população feminina cresceu 146% no país. “Quase metade (48%) dos presos brasileiros recebeu pena de até oito anos. Num sistema superlotado, 18,7% não precisariam estar presos, pois estão no perfil para o qual o Código de Processo Penal prevê cumprimento de penas alternativas”, cita o levantamento, feito pela pesquisadora Jacqueline Sinhoretto com base nos dados do Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen), do Ministério da Justiça.

O relatório aponta que 13 estados tiveram crescimento acima da média nacional. Em Minas Gerais, segundo estado em população encarcerada, com 45.540 presos em 2012, o número de presos cresceu 624%. Segundo o relatório, isso se deve a programas que visam a repressão qualificada aos crimes contra a vida e a presídios privatizados instalados no estado. O Rio Grande do Sul teve o menor crescimento, de 29%.

Reportar Erro