Copa do Mundo 2014

Pontos turísticos do DF terão horário especial durante a Copa

Monumentos do Distrito Federal terão horário especial durante a Copa

acessibilidade:

O Governo do Distrito Federal (GDF) informou nesta terça-feira (10) que os pontos turísticos da cidade irão funcionar em horário especial durante a Copa do Mundo de 2014 para “melhor atender aos turistas”. Segundo a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, são esperadas 490 mil turistas na cidade para acompanhar o mundial. “Todos os monumentos de Brasília estarão abertos na Copa do Mundo, inclusive, nos dias de jogos do Brasil”, garantiu o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves. ” Tenho certeza que o torcedor sairá com a melhor imagem possível, pois preparamos a cidade e fizemos melhorias para a população do DF. Há uma máxima do turismo segundo a qual cidade boa para o visitante é aquela que é boa para o morador, este é o caso de Brasília”, completou.

Estarão disponíveis para visitação durante o período os considerados cartões de visita da cidade: a Catedral, a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes, os palácios do Planalto e da Alvorada e os prédios dos Tribunais Superiores. Todos fazem parte do circuito cívico de Brasília. Até o Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República, será aberto pela primeira vez para visitação.

A Torre de TV também ficará aberta durante a Copa do Mundo, assim como a tradicional feira de artesanato. O local foi reformado e reeinaugurado no último final de semana pelo governador Agnelo Queiroz. O Memorial JK, onde estão os restos mortais do ex-presidente Juscelino Kubitschek, e o Catetinho, antiga residência oficial do fundador da capital, são outras opções válidas aos turistas. O governo do DF aposta ainda no Planetário de Brasília, reinaugurado no final do ano passado após 16 anos de portas fechadas.

Para aqueles que curtem atrações culturais, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) é a opção mais indicada. Exposições, peças teatrais, shows e filmes são a especialidade do espaço, que recebeu, apenas em 2013, 1,4 milhão de visitantes e foi considerado o segundo museu mais visitado do Brasil e o 43º do mundo. O Cine Brasília, cinema mais antigo da cidade com 1,2 mil assentos, terá programação especial para a Copa do Mundo.

O roteiro cultural divulgado pelo GDF inclui, ainda, a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional, que oferecem exposições itinerantes de artistas renomados. “Para facilitar a localização dos visitantes,  terão 1.219 placas próximo aos monumentos”, garante.

Reportar Erro