Descaso

Policiais denunciam uso de 500 coletes vencidos em Alagoas

Sindicato jogou coletes vencidos no lixo em ato contra governo

acessibilidade:

Quatro dias depois de o governador de Alagoas Renan Filho (PMDB) afirmar que, apesar da crise, mantém o diálogo com relação às reivindicações de servidores estaduais, integrantes do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol/AL) denunciaram que 500 coletes a prova de bala estão sendo utilizados pela categoria estão vencidos, ao voltar a evidenciar o descumprimento da data-base do servidor estadual, por parte do governo do PMDB.

Parte dos coletes vencidos foi jogada em um contêiner de lixo pelos sindicalistas, durante protesto à frente da Secretaria de Planejamento de Gestão (Seplag), na manhã desta segunda-feira (19). A manifestação foi um ato de cobrança pelos novos equipamentos de segurança e para destacar a precariedade e os riscos de vida a que policiais estão sendo submetidos para contribuir com a redução da violência em Alagoas.

“O ato de hoje é para lembrar que, enquanto a polícia vem tentando reduzir os índices de homicídio no Estado, trabalha com coletes vencidos. O governo não reconhece nosso esforço e esses coletes não garantem nenhuma segurança ao policial que está na rua trabalhando”, condenou o vice-presidente do Sindpol, Edeilto Gomes, em entrevista ao portal de notícias Gazetaweb.

O sindicalista que também cobra a proposta do novo piso salarial por parte do governo ainda criticou o fato de a mesa de negociação do governo com os grevistas “não deu atenção” ao problema dos coletes, levado pelo Sindpol como ponto de pauta de reivindicação.  

“Os policiais estão colocando a vida ainda mais em risco com colete vencido, mas o governador acredita que os coletes são desnecessários. Porém, entendemos que estamos numa profissão de risco”, disse o sindicalista. Ao lembrar da declaração do governador sobre a morte de um policial civil em um ônibus, no horário de folga, há cerca de três meses. 

Delegado Paulo Cerqueira (Foto Ascom PC)Até o fim do ano

O delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, admitiu que parte dos coletes teve validade vencida este mês. E informou que “já adquiriu 127” e que antes do final de dezembro todos os policiais civis terão à disposição pistolas e 2.022 coletes balísticos individualizados.

“Isso será possível a partir da aquisição de 1.400 coletes, por meio da Secretaria de Segurança Pública, e mais 622 que serão doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. A Polícia Civil está comprando também 300 pistolas, o que permitirá que cada policial tenha uma arma acautelada para o trabalho diário”, informou a Polícia Civil de Alagoas.

Ameaça de greve

Os policiais civis cobram implantação do piso de R$ 5.500, cuja aplicação seria dividida em, no máximo, duas vezes. E o governo de Renan Filho teria oferecido R$ 3.525 até 2018 e dividido em três vezes.

O dirigente sindical afirmou ainda que a deflagração da greve depende apenas do governo.

 

 

Reportar Erro