Mistério

Polícia investiga fraude no registro de ponto dos servidores da Saúde

Polícia Civil investiga o que houve com os dados do Forponto

acessibilidade:

A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Administração Pública (DECAP/PCDF) investiga o sumiço dos dados de pessoal lançados sistema de registro de ponto funcional da unidade, tanto os automáticos, quanto os lançados manualmente pelas chefias imediatas.

Segundo denúncia de uma servidora da pasta, ao sair do trabalho na última quinta-feira (20), às 19h, não foi detectada nenhuma inconsistência no sistema, sem qualquer relato de problema. Entretanto, no outro dia, por volta de 8h20 da manhã, quando foram iniciados trabalhos de impressão de novos espelhos, servidores lhe telefonaram comunicando que os espelhos estavam sendo impressos sem os dados do campo histórico.

Outra servidora da Secretaria de Saúde relatou que assumiu a Subsecretaria de Gestão de Pessoas há cinco meses, que até então o histórico da Secretaria era não descontar da folha de pagamento dos servidores da administração central as ocorrências constantes do campo histórico, que em geral geram descontos ao servidor ou banco de horas.

Há uns dois meses, as informações de faltas injustificadas e horas descontadas começaram a ser lançadas nos contracheques dos servidores para o devido desconto, ocorrendo um dissabor geral entre os servidores da referida administração central, se estendendo a apreensão às demais unidades de saúde.

Nem a Coordenação de Tecnologia da Informação (CTINF), responsável pelo armazenamento de dados e suporte da pasta sabe dizer o que houve.

Sobre o caso a Secretaria de Saúde divulgou nota, leia na íntegra: 

A Secretaria de Saúde informa que os dados do Forponto, sistema que registra o ponto eletrônico dos 33 mil servidores da pasta, foram apagados na última sexta-feira (21). Ao tomar conhecimento do fato, a pasta tentou recuperar as informações, mas não obteve sucesso, e acionou, de imediato, a Polícia Civil. 

Os dados que foram perdidos compõem um único campo do sistema relacionado a ocorrências. Neste espaço são registrados, dentre outras coisas, informações relacionadas às horas extras, atestados, paralisações e faltas injustificadas. Todas as informações desta natureza, coletadas desde 2013, quando o sistema passou a ser utilizado, foram apagadas.

Por questões de segurança, a Secretaria de Saúde dispõe de uma cópia dos dados, que está sendo periciada. Assim que for liberada a cópia, as informações serão repostas no Forponto. As marcações de ponto não foram perdidas e os servidores devem continuar a realiza-la.

A Secretaria de Saúde frisa que o sistema nunca apresentou qualquer tipo de falha e que fará uma apuração rigorosa para identificar as causas ou as pessoas responsáveis por esse crime, que afetou a todos os servidores e, por consequência, a população. 

O sistema Forponto, foi criado em 2013 pela empresa RÁPIDO NET, mas o contrato foi encerrado no ano seguinte. 

Reportar Erro