operação boeman

Polícia Federal inicia 75ª fase da Operação Lava Jato nesta quarta-feira

Alvo da investigação são contratos firmados entre empresas estrangeiras e a Petrobras na aquisição de navios lançadores de linha

acessibilidade:
As fraudes foram cometidas por meio da emissão de boletos bancários

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (23), a Operação Boeman, dando início a 75ª fase da Lava Jato. Estão sendo cumpridos 23 mandados de busca e apreensão em três estados, sendo: 20 no Rio de Janeiro; 2 em Sergipe e 1 em São Paulo.

A investigação contou com a delação de lobistas que junto a funcionários da Petrobras teriam praticados crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro na licitação bilionária de navios lançadores de linha (PLSV).

Além das buscas, a PF também cumpre ordens para bloqueio de valores até o limite dos prejuízos identificados até o momento pela investigação.

Dinâmica

Segundo apurado pela PF e pelo Ministério Público Federal (MPF), o processo licitatório privilegiou a empresa vencedora por meio da divulgação de informações privilegiados de setores técnicos da Petrobras, incluindo a participação de empresas estrangeiras na competição.

Com o auxílio de ações investigativas da Holanda, a Operação Boeman pode constatar que as licitantes vencedoras subcontratavam uma companhia holandesa para a execução do serviço, sendo representada por um dos empresários brasileiros que está na lista de investigados.

A investigação recebeu o nome de Operação Boeman, cuja etimologia se refere à criatura mítica da Holanda popularmente conhecida como “bicho-papão”.

Reportar Erro