Desmatamento

Polícia Federal faz maior apreensão de madeira extraída ilegalmente na Amazônia

O MPF confirmou a apreensão de 131 metros cúbicos de madeira e o volume ainda pode ser maior

acessibilidade:
Apreensão de madeira nativa da história do Brasil, feita pela Polícia Federal na divisa do Pará com o Amazonas. Foto: Exército Brasileiro

Uma ação da Polícia Federal em parceria com o Ministério Público do Amazonas e do Exército Brasileiro apreendeu a maior quantidade de madeira extraída ilegalmente da Amazônia de toda a história. Até o momento, o MP confirmou que 131 metros cúbicos de madeira foram recuperados pela PF, mas que este volume pode ser ainda maior.

O volume apreendido corresponde a 43,7 mil toras de árvores que foram retiradas de trechos que circundam os rios Mamuru e Arapiuns, ambos no Pará. As áreas de preservação foram desmatadas ilegalmente, este quantitativo é preliminar e as autoridades ainda apuram por meio de imagens aéreas outras áreas que vêm sendo degradadas pela exploração irregular.

A operação Handroanthus GLO ocorre no âmbito de outra operação, a Verde Brasil 2, e teve início no último mês, quando uma embarcação foi localizada, em Parintins, pela Polícia Federal com o carregamento de 3 mil metros cúbicos de madeira. De acordo com Leonardo Galiano, procurador da República e responsável pelo caso, a madeira apreendida tinha como destino o exterior do país.

“Madeira de alto valor agregado, como Ipê e outras também impactadas com essa exploração ilegal.  A apreensão agora vai ser feita com apoio das Forças Armadas, em decorrência dos trabalhos da Operação Verde Brasil 2”, diz o procurador. (Com informações da ABr)

 

 

 

Reportar Erro