Operação Armadeira 2

Polícia Federal e Ministério Público deflagram operação contra fraudes na Receita

Auditores da Receita Federal são investigados por privilegiar empresários na cobrança de tributos e fiscalizações

acessibilidade:
Excelente resultado foi impulsionado pela recuperação da economia e pelo encarecimento do petróleo no mercado internacional. Foto: Agência Brasil

Uma ação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público foi deflagrada, na manhã desta quarta-feira (18), para investigar um suposto esquema fraudulento na cobrança de impostos pela Receita Federal.

São cumpridos 46 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do estado. A Justiça do Rio também determinou o bloqueio de bens dos suspeitos no valor de quase R$ 520 milhões.

A Operação Armadeira 2 é um desdobramento da primeira fase da Armadeira, deflagrada em outubro no ano passado, que encontrou diversas fraudes na Receita Federal ainda no âmbito de investigações da Operação Lava Jato.

A Receita Federal afirmou que tal esquema foi identificado e contou com a colaboração da delação de um auditor-fiscal que cedeu mais informações para a deflagração da segunda etapa. O servidor informou que o sistema foi burlado para reduzir a cobrança de impostos ou blindar determinadas empresas de ações fiscalizadoras.

Os agentes públicos suspeitos de participarem do esquema, bem como os empresários privilegiados pela ação criminosa podem responder por corrupção, concussão e lavagem de dinheiro.

Reportar Erro