Cidadania

Polícia Civil do DF lança novo RG com visual moderno e diversos itens de segurança

A grande novidade é a inclusão do nome social mediante requerimento

acessibilidade:
O Registro Geral pode conter, caso o cidadão queira, além do CPF, dados de outros documentos

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) está emitindo a nova carteira de identidade, que além de um visual moderno, traz a praticidade de reunir informações de outros documentos. Outra grande novidade é a inclusão do nome social mediante requerimento e sem a exigência de documentação comprobatória.

O Registro Geral pode conter, caso o cidadão queira, além do CPF, dados de outros documentos, como os números de Identificação Social (NIS) do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); o Cartão Nacional de Saúde; o Título de Eleitor, entre outros.

Caso o cidadão queira, o documento pode ter o tipo sanguíneo e o fator RH, e condições específicas de saúde. O RG conta com visual moderno e diversos itens de segurança, conforme normatiza o decreto 9.278, de fevereiro de 2018.

No quesito segurança, o documento traz código de barras bidimensional, no padrão QR Code, que permitirá a consulta da validade do documento pelas autoridades públicas. O novo RG conta também com diversos elementos gráficos e de segurança, como as Armas da República Federativa do Brasil impressas com tinta invisível reativa à fonte de luz ultravioleta.

A primeira via é gratuita, já para obter a segunda via do RG é necessário o pagamento do valor de R$ 42. Para a emissão do novo documento, o cidadão deve realizar o agendamento no site: www.pcdf.df.gov.br. (Com informações Agência Brasília)

Reportar Erro