Fraude na CEB

PC cumpre mandados de prisão de servidores da Companhia Energética de Brasília

A suspeita é que servidores da companhia cobravam propina para garantir o fornecimento de luz

acessibilidade:

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) está nas ruas para cumprir 19 mandados de prisão temporária e 25 de busca e apreensão contra servidores e ex-funcionários terceirizados da Companhia Energética de Brasília (CEB), na manhã desta quinta-feira (31).

Todos são suspeitos de integrar um grupo que cobrava propina de empresários em troca da prestação de serviços da CEB. Se for comprovada a existência do esquema de corrupção, eles responderão pelos crimes de organização criminosa, estelionato contra Administração Pública, falsidade ideológica e corrupção ativa e passiva.

Segundo os investigadores, o modus operandi da quadrilha ocorria por meio de seis núcleos, que prestava os mais diversos serviços, como o fornecimento de energia em obras embargadas, adulteravam medidores de energia, executavam serviços particulares, de forma ilegal, cobrando valores mais baixos que os oficiais.

A estimativa dos investigadores é que o esquema de corrupção custou aos cofres da CEB o equivalente a R$ 600 milhões, o montante é referente ao que a companhia deixou de receber com dívidas não pagas.

A CEB se manifestou por meio de nota, afirma que está ajudando nas investigações. Destaca que as irregularidades trazem prejuízos tanto para a CEB, como para a população do Distrito Federal. “É público que há consumidores que têm se utilizado de ligações clandestinas para promover furto de energia, como também houve recentemente uma operação policial para coibir a fraude em medidor praticada por uma empresa”.

Reportar Erro