Resultado manipulado

Polícia Civil apura fraudes na Fundação de Apoio à Pesquisa do DF

Fraude em licitações envolveria o deputado distrital Cristiano Araújo

acessibilidade:

A Polícia Civil do DF faz buscas para investigar supostas fraudes na Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP), nesta terça (18). Ao todo são cumpridos seis mandados de busca e apreensão no DF, entorno e em Goiânia, Goiás. As investigações apontam desvio de pelo menos R$ 2,5 milhões.

O deputado distrital Cristiano Araújo (PSD) se tornou réu neste ano por fraude em licitações e manipulação de resultado de editais da FAP em 2012. Os editais concediam bolsas para pesquisas ligadas a micro e pequenas empresas. A investigação sobre as fraudes começou em um inquérito aberto também em 2012 pela Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco).

Enquanto o parlamentar ocupava a chefia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, um grupo teria recebido bolsas de R$ 4 mil por mês para realizar pesquisas, mesmo sem terem se qualificado para desenvolver os trabalhos propostos. A investigação da Polícia Civil denunciou outras 31 pessoas, entre elas o ex-presidente da FAP Renato Caiado e o ex-secretario de Ciência e Tecnologia Gustavo Brum.

Por ter foro privilegiado, o distrital Cristiano Araújo tem o processo tramitando na Cúpula do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Já para os demais acusados, os processos tramitam nas Varas Criminais do DF.

Reportar Erro