Absurdo

Polícia Civil acaba com grilagem dentro do Parque Nacional de Brasília

Os grileiros vendiam os lotes e depois cobravam taxas, quem não pagava era expulso do local

acessibilidade:
O Parque Nacional foi criado no dia 29 de novembro de 1961 Foto: Facebook

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou nesta quarta-feira (27) a Operação Sem Defesa que prendeu uma quadrilha de grileiros que invadiu e loteou áreas dentro do Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral.

A PCDF cumpriu nesta quarta seis mandados de prisão preventiva Foto: PCDF

Segundo a PCDF o grupo além de vender os lotes, cobrava dos moradores taxas para que pudessem permanecer no local e para que tivesse acesso à luz e água. Os funcionários das empresas que fornecem esses serviços eram proibidos de entrar no loteamento.

As ordens de prisão foram expedidas pela 8ª Vara Criminal do Plano Piloto. A operação também contou com apoio da 8ª Delegacia de Polícia (SIA).

Parque Nacional de Brasília

O Parque Nacional foi criado no dia 29 de novembro de 1961 e a história de sua criação se mescla com a construção de Brasília.

Primeira piscina construída na Água Mineral Foto: Acervo ICMBio

A unidade de conservação surgiu da necessidade de se proteger os rios fornecedores de água potável à Capital Federal e de manter a vegetação em estado natural.  Os objetivos que levaram as autoridades da época a instituí-lo foram o parque contribuir para o equilíbrio das condições climáticas e evitar a erosão dos solos no Distrito Federal.

O parque tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

A principal atração do parque é a parte das piscinas. Elas se formaram a partir dos poços de água, que surgiram às margens do Córrego Acampamento, pela extração de areia feita antes da implantação de Brasília. Para quem gosta de caminhada, o parque dispõe de duas trilhas de pequena dificuldade: a da Capivara com duração de 20 minutos e a do Cristal Água cujo trajeto pode ser percorrido em 1 hora.

Primeira piscina construída na Água Mineral Foto: Acervo ICMBio

O parque possui diversas trilhas Foto: Acervo ICMBio

Além disso, o parque protege ecossistemas típicos do Cerrado do Planalto Central e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, que é responsável pelo fornecimento de 25% da água potável que abastece o Distrito Federal.(Com informações Ministério do Meio Ambiente)

Reportar Erro