Mais Lidas

Resistência com criatividade

Pinto da Madrugada cancela desfile de prévias de carnaval, mas promete alegria em Maceió

Com 22 anos, bloco mais tradicional de Alagoas promete criatividade para espalhar alegria

acessibilidade:
Bloco Pinto da madrugada ao desfilar em 2018. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió/Arquivo

Por meio de nota publicada nesse sábado (2), o Pinto da Madrugada anunciou que não desfilará nas prévias carnavalescas em meio à pandemia que se estende para este ano de 2021, no qual seriam celebrados com muita folia em 6 de fevereiro, os 22 anos do bloco mais tradicional de Alagoas. O respeito às medidas sanitárias contra o novo coronavírus anularam o festejo que costuma reunir quase 200 mil foliões de todo o Brasil na orla marítima de Maceió.

Mesmo sem o desfile que é o apogeu do Pinto, os organizadores do bloco prometem criatividade para espalhar alegria pela capital alagoana, respeitando medidas restritivas contra a proliferação da covid-19. As ideias seriam um “Corso carnavalesco do Pinto e o Pinto no Mar”, que serão detalhadas na próxima semana, segundo a nota publicada pelo bloco.

O Pinto da Madrugada é patrimônio imaterial do Estado de Alagoas. E, além de turistas, o bloco atrai famílias inteiras de Alagoas, que esperam o ano inteiro pelo festejo, preparando fantasias e organizando miniblocos, animados por orquestras.

O festejo é inspirado no Galo da Madrugada do Recife (PE) e na ligação histórica do estado que já fez parte da capitania de Pernambuco. E ainda consolidou a tradição do desfile de outros blocos, que saem depois da passagem do Pinto, como o Bloco do Rei e a Turma da Rolinha, puxados por trios elétricos, que se integram ao mar de foliões diante dos cartões postais da capital alagoana. O bloco Pecinhas de Maceió, fundado há 35 anos, também desfila anualmente, na tarde após a passagem do Pinto.

Leia a nota do Bloco Pinto da Madrugada:

“Você que é folião, apaixonado pelo Pinto da Madrugada, e ama a cultura alagoana pode aguardar que vai ter muita alegria em 2021. Respeitando o momento da pandemia, o bloco mais tradicional de Alagoas não vai desfilar no sábado anterior ao Carnaval. Mas mesmo assim, não deixaremos de espalhar alegria pela cidade com iniciativas criativas e que respeitem os protocolos de saúde. Quer saber quais são estas ideias? Eu só vou contar duas: aguarde o Corso carnavalesco do Pinto e o Pinto no Mar. Semana que vem, a gente conta o resto. Um 2021 com muita alegria pra todo mundo!”.