operação caligo

Piauí: Compra suspeita de testes da Covid-19 é alvo de ação da Polícia Federal

Ação investiga lucro excessivo de mais de 400% sobre aquisição de itens pela Fundação Municipal de Saúde

acessibilidade:
Operação da PF investiga compra irregular de testes para a Covid-19 no Piauí. Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (2), operação que investiga fraudes na aquisição de testes para a detecção da Covid-19 pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em Teresina, Piauí. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão para apurar divergências entre a quantidade de itens comprados e efetivamente fornecidos, além de um superfaturamento de cerca de R$ 4,5 milhões.

A PF informou que desde março, início da pandemia do novo coronavírus, a FMS realizou uma série de contratos emergenciais, dispensando o processo licitatório, para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), insumos hospitalares e os testes para o reconhecimento da doença.

Os produtos adquiridos pelo órgão, vinculado à Prefeitura da capital piauiense, foram custeados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) e pelo Ministério da Saúde. O valor total dos contratos foi de R$ 17.427.171,53 e, segundo a PF, existem graves divergências entre a quantidade de itens comprados àquela que foi recebida pela FMS.

Além das falhas apontadas, a investigação encontrou alterações na especificação de produtos que apresentavam um lucro de 419%, considerado injustificável pela PF mesmo levando em consideração as especificidades do período de pandemia.

A FMS divulgou nota informando que está à disposição da Justiça para prestar quaisquer esclarecimentos.

Reportar Erro