Na mira da Lava Jato

PGR vê indícios de que Renan recebeu ‘vantagens indevidas’ em 2010

Chefe da Lava Jato quer mais 60 dias para apurar 'doação' de construtoras para senador

acessibilidade:

A chefe da Operação Lava Jato na Procuradoria Geral da República (PGR),  subprocuradora-geral Lindôra Araújo, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que prorrogue por 60 dias o inquérito que investiga o envolvimento do senador Renan Calheiros (MDB-AL) nas suspeitas de ilegalidades na construção do Estaleiro Rio Tietê. O pedido decorre da conclusão de Lindôra de que há elementos de prova que indicam que o ex-presidente do Senado recebeu vantagens indevidas das empresas que formavam o consórcio responsável pela obra.

A investigação apura suspeitas de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por parte de Renan Calheiros, com base na delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Lindôra diz que precisa de mais prazo para a tomada de mais depoimentos, análise de material recolhido em mandados de busca e apreensão, além de dados de investigações da Lava Jato. E pediu que o STF determine que o depoimento de Renan Calheiros seja a última diligência a ser realizada no inquérito.

De acordo com a PGR, os investigadores concluem que as vantagens indevidas para Renan teriam sido intermediadas por um ex-assessor do senador, que teria captado doações enviadas para a direção estadual do MDB de Alagoas, em 2010.

A chefe da Lava Jato afirmou ainda que “há fortes indícios” de que o ex- assessor “figurou como captador das doações realizadas”.

“Os elementos de prova até então arrecadados indicam que houve o recebimento de vantagens indevidas pelo senador da República Renan Calheiros, pelo menos no ano de 2010, pagos por empresas que formavam o consórcio para construção do Estaleiro Rio Tietê”, escreveu Lindôra Araújo no pedido.

Estranheza em doação

Os procuradores investigam um e-mail que trata da declaração de doação. Para os investigadores, “causa estranheza o fato de o arquivo ser datado de 25/05/2010, entretanto os dados vinculados indicam que esse foi criado posteriormente em 13/11/2010″.

Outro indício que chama a atenção é o dado “Company: Senado Federal”, que sugere a possibilidade de o arquivo ter sido elaborado a partir de modelo criado em equipamento (microcomputador) de propriedade do Senado Federal.

Defesa

O advogado do senador, Luis Henrique Machado, afirmou ao G1 que não há provas contra Renan Calheiros e classificou a delação do ex-presidente da Transpetro como “irresponsável”.

“Mais uma delação irresponsável de Sérgio Machado. Mesmo gravando clandestinamente o senador Renan, ele não obteve qualquer prova, tampouco abordou o assunto sobre o estaleiro do Tietê. Vale lembrar que, ao todo, são 12 processos arquivados em relação ao senador, na sua grande maioria, pautadas por delações infundadas e despidas de justa causa”, argumentou o advogado de Renan. (Com informações do G1)

Reportar Erro