Lava Jato

PF prende no Rio de Janeiro operador de Dario Messer, o ‘doleiro dos doleiros’

Mario Liebman foi alvo de mais uma fase da Operação Lava Jato

acessibilidade:
Mario Liebman é apontado como um dos operadores de Dario Messer. Foto: TV Globo/Reprodução

A força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro prendeu na manhã desta terça (9) Mario Liebman, apontado como um dos operadores de Dario Messer. O filho de Liebman, Rafael, também é procurado pela Polícia Federal.

Foragido desde maio do ano passado, Dario Messer é conhecido como o “doleiro dos doleiros”. De acordo com as investigações, uma sala comercial em Copacabana era usada para receber dinheiro em espécie.

A operação desta terça é baseada nas delações da família de Messer e de Cláudio Barbosa. Segundo ele, Mario recebeu em uma só ocasião R$ 13 milhões em sua sala comercial.

Câmbio, Desligo

Messer era o principal alvo da Operação Câmbio, Desligo, que investigou um esquema de transferência de dinheiro ao exterior por meio do “dólar-cabo”.

A prática envolve a compra e venda de moeda por meio de transações no exterior. Os depósitos são realizados em contas diferentes de maneira não rastreável pelo Banco Central. As investigações apontaram o funcionamento de 3 mil empresas offshore em 52 países. Juntas, elas movimentaram cerca de R$ 5,6 bilhões.

Reportar Erro