Fraude de R$ 7 milhões

PF prende na Bahia um dos maiores fraudadores da história do INSS

Operação Caduceu predeu suspeito de falsificar ao menos 140 benefícios, desde a década de 1980

acessibilidade:

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira (9), em Salvador (BA), um dos maiores fraudadores da história do INSS, que seria o líder de uma organização criminosa acusada de fraudar R$ 7 milhões em benefícios da Previdência. A operação cumpre três mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão em na capital da Bahia e em Camaçari (BA), além de Aracaju (SE).

O fraudador teria registros de conduta criminosa desde a década de 1980 e teve cumprido mandado de prisão preventiva no bairro da Barra, na capital baiana. Seu nome não foi revelado, mas o acusado já responde por diversos processos penais e dezenas de inquéritos policiais, todos por fraudes ao INSS.

Na ação batizada de Operação Caduceu, a Polícia Federal identificou ao menos 140 benefícios fraudados, nesta fase inicial das investigações sobre a quadrilha que, além da Bahia e de Sergipe, ainda atuava em Alagoas e Pernambuco.

O esquema funcionava por meio da inserção de vínculos de empregos falsos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), para forjar uma comprovação da qualidade de segurado. E ainda utilizava documentos médicos falsos, para simular doenças e obter benefícios previdenciários, como auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez.

O nome da operação é uma referência ao símbolo das Ciências Contábeis, porque o grupo criminoso contava com a participação de um técnico em contabilidade e um servidor do INSS, além de uma pessoa que falsificava laudos e relatórios médicos.

A PF calcula que as penas somadas dos investigados pode ultrapassar 30 anos de prisão, por crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, uso de documento falso, falsidade ideológica e falsificação de documento público. (Com informações do G1)

Reportar Erro