operação embaúba

PF investiga extração ilegal de madeira em terras indígenas no Pará

Ação integrada fechou oito serrarias que atuavam em área de preservação

acessibilidade:
Ação integrada da Polícia Federal mira crimes ambientais no Pará. Foto: PF/Divulgação

Uma ação integrada da Polícia Federal em parceira com o Exército Brasileiro, o Ibama e a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) deu origem na manhã desta sexta-feira (25) à Operação Embaúba. As investigações têm como alvo madeireiras irregulares no município de Nova Esperança do Piriá, acusadas de extrair ilicitamente madeira da Terra Indígena do Alto Rio Guamá.

Os agentes públicos destinados a dar cumprimento à operação desmontaram oito serrarias e ações continuarão pelos próximos dias no combate a crimes ambientais no estado do Pará.

A Operação Embaúba ocorre no âmbito de outra, a Operação Verde Brasil 2. Coordenada pelo Ministério da Defesa, essa ação já apreendeu, em quatro meses de trabalho, 5.431 metros cúbicos de madeira, 8.050 toneladas de minério, 6.943 litros de combustível, 52 veículos ilegais para transporte de madeira, 458 materiais utilizados na extração e armamentos, ainda apreendeu 217 embarcações.

A Verde Brasil 2 também foi responsável por 287 ações de combate a incêndio, pela prisão de 16 suspeitos de participar da extração ilegal de madeira e pela aplicação de multas que somam cerca de R$244 milhões.

 

 

Reportar Erro