Operação Talha

PF investiga ex-deputado que tirava proveito de contratos e até de marcação de consultas

Francisco Floriano (DEM) tirava proveito de contratos e até de marcação de consultas

acessibilidade:
Ex-deputado federal Francisco Floriano, do Democratas, é suspeito de exercer influências em decisões do Into em troca de liberação de emendas parlamentares. Foto: Leonardo Prado/Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), uma ação conjunta com o Ministério Público Federal que apura desvios de verba pública no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into). O principal alvo da operação é o ex-deputado federal Francisco Floriano (DEM-RJ).

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais no Rio de Janeiro e em Brasília.

Dentre os endereços alvos da PF estão as residências do ex-parlamentar e da sua irmã, na Tijuca, Zona Norte do Rio, e na Penha. Os agentes policiais apreenderam computadores dos irmãos.

A Operação Talha apura fortes indícios de que Francisco Floriano esteja envolvido na nomeação de diretores do Into, expandindo sua influência em questões administrativas da unidade de saúde, bem como logrando vantagens na marcação de consultas e cirurgias.

Como desdobramento das operações Ressonância e Fratura Exposta, a ação de hoje investiga vantagens ilícitas recebidas a partir da liberação de recursos de emendas parlamentares.

 

Reportar Erro