Saques suspeitos na Caixa

PF investiga esquema de lavagem de dinheiro em Alagoas

Organização criminosa movimentou e ocultou de vultosos valores de origem desconhecida

acessibilidade:
Foto: Pixabay

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) a Operação Edema, para cumprir 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual de Alagoas, nas cidades de Maceió, Paripueira e Barra de São Miguel, com o objetivo de desarticular organização criminosa e de aprofundar investigação de esquema de lavagem de dinheiro.

O inquérito policial foi instaurado em 2021, para apurar a atuação de suposta organização responsável pela movimentação e ocultação de vultosos valores de origem desconhecida, obtidos através de saques realizados de forma reiterada em agências da Caixa Econômica Federal, localizadas na cidade de Maceió, nos anos de 2021 e 2022.

Os policiais federais conseguiram identificar os operadores do esquema, que são as pessoas responsáveis por efetuar, diariamente, dezenas de saques em espécie para, em seguida, realizar depósitos e pagamentos em favor de empresas privadas em contas de outros bancos, reinserindo os valores no sistema financeiro com ocultação da verdadeira origem.

Durante as investigações, chamou a atenção dos policiais o tempo gasto pelos operadores nos caixas eletrônicos, inferindo elevados valores movimentados ilicitamente.

A investigação segue para esclarecer os fatos e as circunstâncias, notadamente para averiguar a origem dos valores sacados e apontar eventuais outros destinatários do dinheiro, mediante a análise dos materiais e documentos apreendidos. (Com informações da Comunicação Social da PF em Alagoas)

Reportar Erro