Operação Camaleão

PF investiga empresário por sonegar R$ 10 milhões com morador de rua entre laranjas

Alvo da PF se disfarçava de funcionário em seu supermercado na periferia de Maceió (AL)

acessibilidade:

A Polícia Federal em Alagoas deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a fase ostensiva da Operação Camaleão, que investiga um dono de supermercado da periferia de Maceió (AL) por possíveis crimes de sonegação fiscal, falsificação de documentos, formação de quadrilha, entre outros crimes que envolvem um prejuízo de mais de R$ 10 milhões. O esquema utilizava pessoas de origem humilde como “laranjas” da empresa, entre elas um morador de rua da capital alagoana.

O objetivo da ação policial de hoje foi dar cumprimento a dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal, no bairro da Jatiúca e Conjunto Eustáquio Gomes, em Maceió. Os crimes somam penas máximas que ultrapassam 19 anos de prisão.

As investigações iniciadas pela PF em 2015 indicam que o proprietário de um supermercado localizado no Conjunto Eustáquio Gomes estaria, há vários anos, colocando a empresa em nome de “laranjas”, com o fim de sonegar tributos, transferindo a propriedade da empresa para o nome de várias pessoas, todas de origem humilde.

O nome da operação é uma alusão ao fato de que o camaleão muda de cor como uma forma de se disfarçar, de enganar os predadores e as vítimas para não ser identificado no ambiente. Era assim que fazia o investigado, segundo a PF,  mudando o “dono” das empresas que na verdade eram suas e se disfarçava como empregado, para que não fosse identificado pela fiscalização tributaria.

As apreensões decorrentes da Operação Camaleão serão devidamente formuladas e juntadas ao Inquérito Policial que está em andamento na Superintendência da Polícia Federal em Alagoas. (Com informações da Comunicação Social da PF em Alagoas)

Reportar Erro