operação Ábdito

PF investiga duas mortes na comunidade da Terra Indígena Yanomami

Os assassinatos ocorrem em junho enquanto um grupo indígena caçava em região isolada da mata

acessibilidade:
PF faz buscas em Boa Vista para identificar envolvidos no assassinato de dois indígenas. Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29), uma ação para identificar os envolvidos no assassinato de dois índios integrantes da comunidade da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital Boa Vista.

Segundo a investigação, imediatamente após a ciência das mortes em junho, a PF fez uma varredura na área e encontrou elementos que comprovam atividade de garimpo ilegal na área de preservação. Os agentes federais também localizaram evidências das mortes dos dois indígenas, como espingardas e cartuchos de munições.

Um suspeito foi identificado à época do crime e teve um mandado de prisão preventiva expedido contra ele, atualmente o homem está foragido. Para a Polícia Federal, o investigado conta com o apoio de familiares e amigos que intencionalmente estão atrapalhando as investigações e promovido a fuga do homem.

As investigações indicam que um grupo de indígenas foi perseguido e atacado a tiros por garimpeiros enquanto caçava em uma região isolada da mata. A polícia encontrou somente o corpo de uma das vítimas.

A Operação Ábdito busca, além de encontrar novas provas sobre o assassinato dos indígenas, a participação dos garimpeiros em crimes como associação criminosa e favorecimento pessoal entre aqueles que auxiliaram a fuga do suspeito identificado.

 

Reportar Erro